terça-feira, 1 de outubro de 2019

PRESTE A COMPLETAR 104 ANOS O POSSÍVEL IDOSO MAIS VELHO DE NOVA RUSSAS RECEBE HOMENAGEM EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA.

ARISTIDES PINTO DE CARVALHO RELATA COM PRECISÃO OS MELHORES MOMENTOS DE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA EM QUASE 104 ANOS DE EXISTÊNCIA.

Aristides Pinto de Carvalho 104 anos de vida e
Ensinamentos.

O primeiro dia do mês de Outubro é dedicado à celebração da pessoa idosa. A data  foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 14 de Dezembro de 1990. 

No Brasil somente no ano de 2006 foi sancionada a  Lei 11.433 que instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1º de Outubro de cada ano, a partir daí os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.

Em Nova Russas especificamente em uma localidade de Irapuá vive um simpático idoso que no auge de seus quase 104  anos que irá completar no próximo dia 15 de Outubro, conta sua trajetória de forma lúcida, lembrando  de datas nomes e acontecimentos marcantes de sua vida, como o grande amor com sua saudosa esposa, perdas de filhos e o que tem hoje como descendência que irá dar continuidade sua linhagem.

Certificado de 100 anos de Aristides Pinto de Carvalho
completado dia 15 de Outubro de 2015.
Aristides Pinto de Carvalho nasceu no dia 15 de Outubro de 1915, casou-se aos 30 anos com uma jovem de 17 anos por nome Rita Evangelista de Carvalho, com a jovem esposa tiveram 03 filhos José Wilson Pinto de Carvalho, Maria das Graças Pinto de Carvalho e Antônia Tânia Maria de Carvalho. As reminiscências relatadas em voz calma cheia de saudades mostram que apesar das perdas importantes que teve na sua vida, não desanimou e seguiu a caminhada com uma vida de mais de século de existência.  

As grandes perdas vivenciadas por o idoso foram dolorosas, no ano de 1990 sua filha do meio Maria das Graças foi acometida por um câncer levando-a muito rápido, deixando 06 crianças muito pequenas, lembra ele com pesar. A outra grande perda foi sua esposa que o deixou no ano de 1998, em sua viagem nas lembranças ao passado ele diz que nunca conheceu uma mulher tão forte e trabalhadora como sua Ritinha e como ela cuidava tão bem dele e da família, como era uma esposa dedicada atenciosa e preocupada com seu bem estar, uma grande esposa, com um sorriso de saudades ele diz que quando sua esposa era jovem dizia que iria partir primeiro do que ele e possivelmente muito nova, sua profecia se cumpriu mas foi bem mais tarde do que ela previra, partindo aos 72 anos. 

Após a partida de sua companheira o senhor Aristides ficou sozinho com o filho José Wilson e mais uma vez parece que  a saudade dói ao lembrar de como a vida foi difícil para o filho mais velho: 

" Era um menino inteligente, com 18 anos adoeceu da cabeça, levamos para vários médicos, foi internado 11 vezes no hospital psiquiátrico de messejana, 01 vez no Santo Antônio de Padre e outra vez no São Gerardo, foi ficar bom quando passou 60 dias em Anapóles (Brasília).Cuidou de mim e fazia um café gostoso. Uma certa noite acordou com uma dor no braço, levei para o hospital, o médico pediu vários exames,mas a noite morreu."

Lembrar do passado com riquezas de detalhes é tarefa difícil, principalmente quando se têm quase 104 anos, para o senhor Aristides não há problemas, mesmo que essas lembranças tragam um gostinho de saudades de uma vida com muitos altos e baixos, perdas e ganhos. E esses ganhos são o que ele está deixando para contar sua história, que são 10 netos filhos de  suas 02 filhas biológicas, mais 05 netos dos 02 filhos adotivos, tendo ainda 10 bisnetos para deixar registrado sua descendência no livro de sua genealogia.

O dia Internacional do Idoso tem como objetivo trazer essa reflexão a respeito do envelhecer e todas as suas implicações. Esta fase da vida, por vezes subjugada como apenas o fim da trajetória, pede nosso olhar atento em todas as dimensões que a envolvem, promovendo uma visão biopsicossocial da pessoa idosa.

Nota da Autora: 

A autora com Sr. Aristides
O Segredo para a longevidade não foi possível decifrar nesses momentos com o Senhor Aristides, mas foi possível entender que o Amor e o cuidado de sua filha, em proporcionar dias melhores para o pai, são o segredo para que a pessoa idosa possa prosseguir até onde o senhor permitir. 

Cuidar daqueles que foram responsáveis por nos dar a vida não é nenhuma obrigação e sim uma missão, e a retribuição do amor e cuidados recebidos quando outrora precisamos. Obrigado a família e o idoso que tão lindamente me proporcionaram uma viagem na história de suas raízes.

Essa é uma homenagem do Blog Sol Rocha, ao senhor Aristides pelo dia internacional do Idoso como principal representante da pessoa idosa no município de Nova Russas, e pelo aniversário de 104 anos que acontecerá no próximo dia 15 de Outubro. 

Parabéns Sr. Aristides.
Sol Rocha


7 comentários:

  1. Que bela história! Eu q sai dai há quase 40 anos. Lembro de todos os entes queridos dele. Saudades de todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sr Aristides meu.pai lhe conheceu e seus filhos também. Eramos vizinhos papai morava Mata Fresca e você no Itapuã
    Tinha muita admiração pela Ritinha parente de minha avó Dona Carminda e Gonçalo Azevedo
    Parabéns foi sempre foi um grande HOMEM .Meu fraternal abraço da família José Martins e Mariinha (Em Memória. )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EE
      Essa mensagem foi feita por Maria Sidrônia filha do Sr José Martins de Melo e Mariinha Martins( Um Memoria)

      Excluir
  3. PARABÉNS pro sr Aristides e pra vc irmã belo texto me emocionei.

    ResponderExcluir
  4. Não poderia de deixar minha homenagemdede gratidão a Deus pelo grande exemplo de sabedoria em aceitar a velhice.104 anos de bonitas experiências de vida.parabens senhor Expedito parabéns para família que acompanham com tanto carinho.feliz dia do idoso e Deus lhe abençoe no dia de seus 104 anos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,ele é irmão de meu falecido avô.
    Com toda certeza,Deus tem sido benigno com o senhor tio,sei que tens sido, um homem temente ao senhor Deus.
    Glória a Deus por sua vida.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...