domingo, 20 de outubro de 2019

Câncer de Mama: Histórias de lutas, Superação e Cura, Mulheres de Nova Russas e inclusive um Homem Contam suas Experiências e como venceram a Doença.

O Câncer de Mama não é o Atestado de óbito quando cuidado e diagnosticado Cedo.


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

O Câncer de mama  é um dos cânceres mais preocupante e agressivo, e para muitas mulheres receber o diagnostico de câncer é sem dúvidas a sentença de morte quando o diagnóstico chega de forma inesperada.

Para algumas mulheres de Nova Russas, inclusive um homem, esse diagnóstico foi doloroso mas, também foi revelador. Revelador por quê cada um se descobriu, se redesenhou se superou, cada um com suas dores,suas lutas, suas lágrimas, suas crenças descobriram em si uma força que os moveu para a busca da cura.

ANGELINO JOÃO DE OLIVEIRA.
Angelino o único caso
 em Nova Russas
de câncer de mama masculino.

Quando se fala em câncer de mama, a figura feminina é a que mais sofre com essa doença, dificilmente se pensa na possibilidade de um homem ter câncer de mama. E essa estatística mesmo que rara pode ser possível.

É na localidade de Pereiros zona rural de Nova Russas que mora um senhor de 69 anos por nome Angelino  que passou por uma experiência nada agradável com o câncer de mama. 

Tudo começou em 2015, o senhor já com uma certa idade identificou um carocinho na mama esquerda, vindo a intriga-lo pois o local coçava muito, aquilo o incomodou a ponto de procurar um médico e ver o que era aquele problema, mas para sua surpresa a notícia não foi muito boa. 

Na ocasião Angelino não tinha muitos recursos, somente um benefício de aposentadoria, que para ter condições de arcar com os exames teve que fazer empréstimo colocando sua única renda em função das despesas com a doença. 

Mesmo com as dificuldades financeiras ele não desistiu de lutar e ter fé que Deus mostraria uma saída. Após 08 meses que o médico retirara o material para realizar a biopsia e o mesmo não ter tido condições de fazer o exame, guardou o material em casa. 

Um certo dia surgiu em sua casa uma visita e uma noticia boa. As moças da Anapac (Associação Novarussense de Apoio a Pacientes com Câncer) que souberam da história do senhor, prontamente pegaram o material que ele ainda tinha em casa, mandaram para o laboratório, sendo possível diagnosticar um câncer de mama moderado no senhor Angelino.

Angelino hoje leva uma vida normal, come de tudo segundo a esposa a senhora Antônia, gosta de prosear e participar de eventos em sua comunidade que falem do tema, não falta nenhuma reunião no posto de saúde de sua localidade, dando seu testemunho de superação de uma doença que é característica do sexo feminino, que de acordo com a esposa do idoso o médico explicara que no Ceará o senhor Angelino era o terceiro caso de câncer de mama em homens naquele ano.

FRANCISCA FILOMENA (MIMOSA)


  Mimosa se diz Vitoriosa
por quê lutou e venceu.
Um mimo de pessoa como seu apelido a intitula, Mimosa é uma mulher que faz questão de dizer que é VITORIOSA e por quê não dizer que também é uma mulher determinada?

Descobriu um pequeno nódulo na mama direita ao fazer o auto exame em baixo do chuveiro, no mesmo momento percebeu que ao fazer aquele movimento o caroço doía, motivos para ligar o pisca alerta e correr no dia seguinte para o médico que imediatamente passou uma mamografia, no qual foi identificado um pequeno nódulo.

Após esse diagnóstico foi necessário realizar 03 biopsia, pois na primeira e na segunda não identificava câncer maligno, determinada a alegre mimosa que nesse momento não estava tão alegre, e sim preocupada, solicitou mais um exame de biopsia no qual no terceiro foi diagnosticado o câncer na raiz do nódulo. Sua insistência com o médico em investigar a fundo aquele caroço salvaram sua vida.

No dia 12 de Outubro de 2017 fez a cirurgia de retirada da mama direita, após a recuperação da cirurgia passou por 04 sessões de quimioterapia onde em cada sessão passava muito mal, o pior momento de sua vida, segundo ela: 

" Eu pensava que iria morrer, passava mal, desmaiava, a pressão baixava, mas Graças a Deus e a minha Nossa Senhora eu venci. " (Mimosa)

Após todo tratamento e a cirurgia o esposo junto com o médico trataram da restauração da mama com a prótese, mas Mimosa não aceitou dizendo que não seria problema viver sem uma mama. Seu esposo concordou e afirmou para o médico seu amor a esposa dizendo que ela era linda com ou sem mama. Hoje ela consegue lembrar e contar sua história sem muito sofrimento.

GEOVANA RODRIGUES DA SILVA
Emociona-se ao falar
do tratamento

Falar do assunto e do processo que passou, ainda é complicado para essa mulher que mesmo em ter dificuldades para falar, sabe o significado e a importância da sua história e superação para outras mulheres que estão vivendo o que ela passou por longos 03 anos.

Geovana descobriu um nódulo no seio através de exames de rotina, como a ultra som mamária. Após levar para o médico  o mesmo a encaminhou diretamente para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), mesmo sabendo que algo estava errado ela perguntava ao médico se era algo grave e ele se recusava a respondê-la, dizendo que iria encaminha-la para um especialista e que tudo daria certo.

"Tudo foi muito dificil, fiquei muito desorientada, não queria acreditar que estava passando por tudo aquilo, ficava preocupada como que eu iria conseguir o acesso ao tratamento, mas Deus foi maravilhoso e providenciou tudo, as portas se abriam muito fácil para mim. Minha família foi minha base, meus irmãos, meus amigos, meu marido que infelizmente não conseguiu lidar com o meu problema e ele que entrou em depressão. Mas graças a Deus superamos todos juntos."(SIC)

Com os olhos marejados tentando segurar a emoção com as lembranças daqueles momentos diz, que os amigos e a ANAPAC  também foram muito importante para sua recuperação, as meninas da Associação sempre iam visitá-la levando um apoio uma palavra amiga e confortadora, diz ainda que amigos não é só para ajudar financeiramente mas para ajudar em uma visita em uma conversa.


Essa mulher é um exemplo de superação e força, deixou para trás sua família sua filhinha ainda dependente dela de apenas 02 aninhos, essa foi a pior parte para ela. Ela lembra e fala da importância de se fazer a Prevenção, pois se ela não tivesse feito a tempo a história tinha sido diferente.


LUCIA HELENA DE CARVALHO PINTO.

Lucia Helena quis desistir de tudo
 e deixar a doença vencer-la.
No ano de 2011 Lucelena, como é conhecida na pequena localidade de Irapuá, distrito do município de Nova Russas descobriu o nódulo por acaso, estava sentada sozinha na varanda de casa e de repente levantou o braço e começou a descer a mão pela mama direita e sentiu algo diferente, rapidamente retirou a mão assustando-se, e para conferir o que poderia ser só uma impressão fez o mesmo processo e ele estava ali, um pequeno nódulo que iria mudar sua vida daquele dia em diante.

No dia seguinte procurou um médico, mas as coisas foram muito dificeis, naquela época era difícil conseguir uma mamografia pelo SUS, teve que pagar alguns procedimentos, e ao ser diagnosticada com câncer de mama por médicos particulares teve que retornar ao município e iniciar todos os procedimentos para dar início ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde, pois não tinha condições de bancar o tratamento particular, iniciando assim sua saga com o tratamento de quimioterapia e a retirada da mama, procedimento esse que aconteceu somente  no ano de 2013.

Apesar do apoio da família do carinho dos que a acompanhavam como sua sobrinha a quem deve muito pela paciência, e ainda o apoio e ajuda de seu médico que foi para ela um anjo.

Lucelena não conseguiu lidar com a doença, sofreu forte depressão, e juntamente com a doença surgiram problemas pessoais que a abalaram a ponto de querer desistir de tudo e se entregar a enfermidade, ela não tinha forças,  e o que podia fazer se não chorar? chorava a ponto das pessoas a criticarem por está tão frágil, mas essas pessoas não entendiam como era difícil para ela lidar com tudo que acontecia em sua vida.

Lucelena sofreu preconceitos, críticas e julgamentos, as pessoas a olhavam com nojo chegando a se aproximarem dela e puxarem um fio de seus poucos cabelos para se certificarem que o cabelo caía mesmo, essa foi uma das experiências mais negativas para ela, que estava muito sensível a tudo e a todos. Após esse episódio e outros mais, ela se recusou a sair de casa, tentando se isolar daqueles que a magoavam por está doente.

Uma mulher forte que não deixou a dor e a maldade humana tomar conta da situação, que enfrentou não só o câncer de mama, mas teve que vencer os problemas sérios que aconteceram no seu meio familiar, uma mistura de dor e desespero tomou conta de sua vida, muitos foram os sentimentos que vieram junto com a doença, rejeição,medo e preconceito. 

Medo de não conseguir superar, mas apesar de tudo teve ajuda de pessoas que ela agradece infinitamente, que foram como anjos, como o seu médico que ainda hoje a acompanha, um amigo vizinho por nome Antônio Leôncio que prometeu a ela que o tempo que estivesse no tratamento ele viabilizaria o transporte para leva-la até a cidade para ir para a capital. (Promessa cumprida até os dias de hoje). Um gesto de amor ao próximo que ela agradece a esse amigo e que a ajudou a entender que existia  pessoas que queriam vê-la livre daquele sofrimento.

LUZANIRA PERES.

Luzanira Peres, buscou na fé e na família
forças para superar,
Uma jovem mulher que descobriu o câncer de mama em 2005 com o auto exame, tinha feito a 11 meses a mamografia e os exames de  praxe, e nada foi detectado. 

Ao procurar o médico quando descobrira o nódulo, foi diagnosticada com câncer de mama. Não querendo acreditar buscou uma segunda opinião, na esperança que o outro médico a dissesse que era um engano. Mas infelizmente o resultado foi o mesmo.

Luzanira ficou muito abalada, mas viver foi a vontade dessa mulher forte, ela passou por todo tratamento de quimioterapia e radioterapia, perdeu os cabelos, ficou sem sobrancelhas, sofreu com os enjoos da quimioterapia. 

O que a fez lutar por ela e por sua vida foi a força o amor e o apoio da família, seus filhos seu marido (hoje ex, mais amigo)  a ajudaram muito. Seu pai (In memória) sofreu muito com a notícia de câncer que ela fora diagnosticada, cinco anos após a cirurgia e todo o processo de recuperação seu pai veio a falecer, mas possivelmente levou consigo a certeza que a filha estaria curada e recuperada.

Luzanira fez a cirurgia de retirada da mama, e a reconstrução da mesma, hoje é uma mulher que leva uma vida normal, perguntada sobre como ela hoje vê a vida, diz que conseguiu superar tudo com muita fé, a religião a ajudou muito e deixa uma mensagem para aqueles ou aquelas que passam por um momento difícil como ela passou.

“ Tudo é uma fase, tudo passa, com fé é possível ter sua vida de volta.” (Luzanira Peres). 

MARIA DAS DORES ARAÚJO MADEIRO.


Das Dores, uma História de muitas dores
superadas com muita
força de vontade de viver
Mais conhecida como Das Dores, uma mulher que não só resistiu ao diagnóstico e ao câncer de mama, mais teve que lutar com muitas doenças e decepções que marcaram a sua jornada na luta pela vida.

Em 2010 a história de vida de uma dona de casa muda drasticamente, casada a mais de trinta anos e mãe de 03 filhos, descobriu nesse período um câncer no pancreas, tratou, fez a cirurgia e a pedido do médico fez exame na mama para ver se o câncer no pancreas não atingira outros locais. 

A suspeita do médico se confirmou e estava ela com câncer de mama. Retirou a mama esquerda fez o tratamento, mas os problemas de saúde estavam se agravando e voltou ao centro cirúrgico para retirada do útero e dos ovários.

Maria das Dores, assim como o seu nome, não passaria somente pelas dores de tratamentos de cirurgias, ela passou pela dor da rejeição, da traição e do abandono. Não bastasse está mutilada por várias doenças ela teve que sofrer com a rejeição do marido que na mesma época que ficou doente já estava  com outra. 

A dor do abandono a deixou desanimada e muito deprimida, ficava sozinha em casa, trancada dentro de um quarto esperando o esposo chegar para ajuda-la, para conforta-la, mas isso não acontecia, ele chegava tarde a agredia com palavras, recusava-se a dormir com ela desde o dia que foi retirada sua mama.

Maria das Dores hoje ver tudo que passou com um sorriso no rosto, apesar das cicatrizes que carrega no corpo consegue pensar na vida com confiança, diz que se Deus permitiu que ela chegasse até hoje após tanta dor e luta é por quê ela merecia viver. E com muito bom humor ao ser perguntada sobre a superação e a cura ela diz que sua cura foi o chifre que levou. Uma história de uma mulher que merece todo respeito e muitos aplausos, pois a mesma  ver a vida com outros olhos e segundo ela,  viver é sua única e exclusiva tarefa.


MARIA DE FÁTIMA FELIPE ANDRADE

Fatima Felipe, procurou ajudar
o próximo através da ANAPAC
 e da Adoção
Fatima Filipe, professora que levava o conhecimento e o aprendizado aos seus alunos, teve que aprender a se superar, como todo bom aluno que estuda avidamente para conseguir passar em uma prova, a professora Fatima não só aprendeu a lição ao pé da letra com a doença, como adquiriu conhecimento para poder ajudar pessoas que passam por o mesmo problema que ela passou a quase 15 anos.

Fatima Filipe foi diagnosticada com câncer de mama em 2005, ao realizar o auto exame no chuveiro percebeu um nódulo de considerável tamanho na mama. Após a descoberta ela ficou intrigada pois havia feito exames de rotina a menos de 06 meses, o que a tranquilizou pelo fato de não ter dado nada nos mesmos, mas sua tranquilidade foi abalada pelo diagnóstico de câncer de mama. 

Aparentemente Fátima parece ser uma mulher frágil e delicada, mas na verdade é uma mulher forte que lutou,  batalhou e conseguiu vencer uma das piores doenças que é câncer de mama, e ainda encontrou forças para pensar no próximo, sendo uma das responsáveis pela criação e fundação da Anapac ( Associação Novarussense de Apoio a pacientes com Câncer) onde juntamente com algumas amigas tornou possível, garantir a pessoas que passam por a doença e precisam,  o acesso a saúde e o apoio necessário para vencer a doença.

A Anapac não foi o único desafio escolhido pós doença por essa mulher forte e destemida, após retornar de meses de tratamento na capital Cearense, ela também resolveu se doar para outra vida, adotando uma criança, já que ela só tinha um filho. Um gesto de amor que ela ver como uma oportunidade para si, retribuindo o que Deus lhe permitiu, dar razão a vida de um garoto que foi amado desde o momento que ela o viu pela primeira vez. 



MARIA GORETE CARLOS AZEVEDO 

Gorete como é conhecida, é uma mulher tranquila e serena, classifica sua experiência com o câncer de mama como tranquila, diz que o tratamento a que foi submetida a partir do momento que descobriu ter câncer de mama não lhe trouxeram muitos transtornos, que reagiu muito bem o tratamento quimioterápico sem sentir nenhuma reação.

Ela diz que o que a abalou não foi passar por todo esse processo de tratamento e sim do nome e do peso que a doença trazia para ela. O nome câncer foi o que a deixou muito preocupada, ela já imaginou que aquela já seria a sua sentença de morte, pensava somente nos filhos.

Um dos momentos mais dificieis para Gorete foi que sua cirurgia aconteceu no mesmo dia do casamento da filha, e ela não pôde está presente, pois a data da cirurgia apareceu repentinamente e não foi possível desmarcar a cirurgia e nem o casamento da filha. 

Medo? Ela diz que tem só de passar por outra cirurgia, pois teme muito a  anestesia. Hoje ela vive muito bem, leva uma vida normal cuidando de casa dos filhos e dos netos, faz todo tipo de trabalho doméstico, nada a impede de continuar vivendo tranquila.

A ANAPAC- ASSOCIAÇÃO NOVARUSSENSE DE APOIO A PACIENTES COM CÂNCER.

A Anapac é uma Associação que vem ajudando muitas pessoas com câncer no município de Nova Russas. 

Desde 2015 que Anapac atua como instituição que ajuda aqueles que não têm condições de ter acesso ao tratamento de Câncer ou não têm condições de bancar alguns exames que muitas vezes não é coberto pelo SUS.


A Anapac foi como uma âncora de salvação na vida de algumas mulheres que fizeram parte dessa matéria, não só financeiramente mas também como apoio emocional. Os integrantes da Associação fazem um trabalho de valorização do ser humano em um momento tão difícil que é o processo de doença como é o Câncer.


O trabalho da Associação se intensifica no mês de Outubro onde a equipe, leva para a população informações importantes sobre o câncer de mama, com palestras e outros movimentos. 


Nota da Autora: 

Autora do Blog; Sol Rocha
Fazer esse trabalho e essas entrevista para essa matéria foi um dos momentos mais gratificantes desde que comecei com esse projeto do Blog Sol Rocha, pois tive a oportunidade de compartilhar com essas mulheres e com esse senhor suas histórias, suas dores seus medos suas lágrimas, quando algumas deixavam suas emoções transbordar com as lembranças daquelas lutas.

Para mim é um grande prazer ser instrumento responsável de levar para muitas vidas que estão passando por momentos de lutas, a esperança de conseguir superar e ter uma vida tranquila após um diagnóstico de câncer e mostrar que é possível a cura e ter uma vida tranquila como tem essas pessoas que participaram dessa matéria.

Agradecer a todas as lindas mulheres e ao senhor Angelino por terem concordado em contar suas histórias, todos os relatos aqui citados estão de acordo com as entrevistas dada para essa edição. Todas as histórias estão editadas de acordo com o que cada  um permitiu que fosse colocado na matéria. 

O mês de Outubro é dedicado a prevenção ao câncer de mama que é intitulado Outubro Rosa, essa matéria foi feita com muito carinho para falar da superação de cada personagem aqui citado, que trouxeram histórias da vida real. 


Sol Rocha


Fonte:


Entrevistas na casa dos participantes, informações dadas por os próprios





2 comentários:

  1. Estou muito feliz em compartilhar minha experiência aqui, meu nome é Brenda e eu fui casado. Até que meu marido disse que eu o estava traindo, nós dois nos tornamos casais irritantes, ele não podia acreditar, nem ele confiou nas minhas palavras, então pedimos o divórcio, depois nos separamos e juramos nunca fazer as pazes. Por muito tempo, tentei seguir em frente, mas não podia ficar sem ele, então comecei uma busca pela volta do meu marido e fui encaminhado ao Dr.IZOYA. Um grande homem que me deparei, ele lançou um feitiço de amor e fez meu marido voltar dentro de 24 horas. com isso, estou aqui para compartilhar o contato do Dr. IZOYA, contatá-lo via drizayaomosolution@gmail.com. Ele é realmente poderoso e é especialista nos seguintes assuntos ...
    (1) feitiços de amor de todos os tipos. (2) pare o divórcio. (3) acabe com a esterilidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Você precisa de um empréstimo urgente? Você precisa de empréstimos pessoais ou comerciais? Somos uma instituição financeira respeitável que pode ajudá-lo a reduzir as prestações mensais, para que nossos clientes tenham opções de pagamento acessíveis e espaço para respirar no final do mês. Entre em contato conosco agora: Howardfinancialaid@yahoo.com

    Nossos serviços incluem o seguinte:

    * Financiamento de veículos
    *Empréstimo pessoal
    * Empréstimo de consolidação da dívida
    * Empréstimo comercial
    * Empréstimo de refinanciamento
    * Empréstimo à habitação
    * Empréstimos hipotecários, etc.

    Nossos empréstimos são bem segurados para garantir a máxima segurança. Você está perdendo o sono durante a noite se preocupando em como obter um credor legítimo? podemos ajudar com baixa taxa de juros de 4%. Somos credíveis e os detalhes são estritamente confidenciais.

    Nota: Requisitos adicionais serão comunicados a você por nossos agentes on-line quando você entrar em contato conosco: Howardfinancialaid@yahoo.com

    Muitas felicidades.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE!!!

Um Grupo de Crianças, Que Se Intitulam Super Heróis, os " RAIOS", Criam Um Canal no You Tube e Recebem Visita de Policiais do Raio.

Policiais do Raio de Nova Russas Visitam Grupo de Crianças Que Formaram Um Grupo Chamado "Os Raio".  A noite estava começando, ele...