PERSONALIDADE: Luci Carvalho, Uma Escritora Filha de Nova Russas , Conta a História de "Irapuá" Uma Belísssima Obra Que Envolve Um Amor Impossivel e o Surgimento do Nome do Distrito.

A linda História do Distrito de Irapuá, um romance que emociona e conta a saga dos personagens que deram origem a localidade.



O distrito de Irapuá fica localizado há 20 minutos do centro de Nova Russas, um lugarejo tranquilo de pessoas trabalhadoras e com muita história interessante para ser lembrada e contada. Ao longo dos anos muitos de seus filhos migraram para terras distantes em busca de oportunidades de trabalho e de proporcionar uma vida melhor para a família.

Assim aconteceu com Luci de Car9valho, sua família migrou para o Rio de Janeiro em 1972, filha de José Joaquim de Carvalho e Maria do Carmo de Carvalho (ambos in memória) ainda adolescente chegou a cidade maravilhosa. Luci descobriu-se autoditada, começou a escrever aos 20 anos de idade, mesmo sem estudos e somente com 3ª série incompleta do ensino fundamental; escreveu poesias e pequenos contos, sem acreditar em si mesma  e na sua capacidade de escrever, destruiu seus escritos pois acreditava que ninguém iria interessar-se por eles, após décadas sem estudar decidiu retornar a sala de aula terminando o ensino médio.

Com a ajuda das filhas Luci Carvalho colocou em prática os sonhos guardados no seu baú das memórias, trazendo a história de suas raízes, de sua terra natal, lembrando em seus agradecimentos do seu padrinho Aristides que faleceu aos 105 anos e contou muitas histórias do seu lugar. 

A escritora foi fiel as suas pesquisas e os fatos verdadeiros da história de origem de Irapuá, trazendo na essência a saga dos que viveram essa linda história.

A História

"Irapuá" baseda em fatos reais, aconteceu no início do século XVIII, conta a história de Florência e Cosmo, um vaqueiro pernabucano que apaixonado por a filha do patrão desistiu de vingar-se da morte de seus pais em nome do seu grande amor, fugiu com sua amada por o pai de Florência não aceitar esse amor,  com a ajuda de um grande amigo nessa fuga os dois fizeram um pacto de amizade, assim originou-se o sobrenome da família como o apelido dado a ela naquela época por o casal ter morado em uma caverna...

Os principais personagens desse livro são; Domingos José de Carvalho, Cosmo José de Carvalho, Inácio Soares Gouveia, Florência Soares de Gouveia e Pedro José de Carvalho; os que descederam desses personagens se espalharam por vários lugares do sertão cearense como Caconha, Ilha do Trepado hoje conhecida por Nova Betânia, Serrotinho, Bonito, Resplande, Jurema, Varzea Grande e o próprio Irapuá.

Para adquirir o exemplar dessa belissima história deixe nos comentários seu pedido e entraremos em contato.

Nota da Autora:


Recebi um exemplar do livro por as mãos de uma prima Ivone Estácio para contar a história de uma conterranea escritora. Ao ler a obra viajei na história da origem do distrito de Irapuá que também tenho minhas raízes fincadas nessse lugar de  gente do bem,  honesta e trabalhadora, apaixonei-me por o romance que originou o nome dessa localidade e por saber que tem pessoas preocupadas em registrar histórias que há muito ficaram no passado mas que podem ser resgatadas para lembrarmos de onde viemos e de quem somos descendentes, orgulho de você Irapuá.

Sol Rocha.



4 comentários:

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...