MODA: O Crochê de Nova Russas Chega as Vitrines da Suiça Pelas Mãos das Mulheres da MOARTI da Localidade de IRAPUÁ- Ce.

Peças se Destacam na Suíça e Confirmam Nova Russas Como a Capital da Arte de Fazer Crochê . 


Que Nova Russas é a capital oficial do crochê isso todo mundo sabe, agora fazer o mundo saber que nessa cidade existe as maiores artistas artesãs que transformam novelos de linha em lindas peças, isso só as mulheres da MOARTI fizeram acontecer.

Nos últimos dias circulou pelas redes sociais um post com duas peças de crochês da MOARTI que foi vendida a uma cliente e esta levou as peças para a Suíça e expôs em um ateliê que sob as lentes de um fotografo postou nas redes sociais, fazendo com que o crochê do Brasil e de Nova Russas seja visto por milhões de pessoas.



A Moarti é uma associação de mulheres crocheteiras da localidade de Irapuá, um pequeno distrito de Nova Russas que é referência em empreendedorismo local e coletivo se destacando também  por ter nessa comunidade um pólo de produção de algodão agroecológico e ainda por ser uma terra de artista como escritores e artesãs de mãos de fadas.



A Moarti nasceu em 2006 do desejo de um grupo de mulheres crocheteiras de Irapuá de fortalecer e valorizar o crochê local, um trabalho manual e artístico que é tão pouco reconhecido. O grupo iniciou com 30 mulheres que ao longo dos anos, algumas foram desistindo por acharem que o resultado positivo do trabalho em grupo deveria acontecer a curto prazo, assim desses quase 15 anos de dedicação e trabalho coletivo restaram somente 12 mulheres, que nunca desistiram de acreditar no sonho de fazer com que o trabalho que elas fazem com as mãos e a agulha seja valorizado como ele realmente merece.

Sol Rocha,

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...