sábado, 11 de novembro de 2017

95 ANOS DE HISTÓRIA, DA PEQUENA CIDADE NOVA RUSSAS, O ONTEM O HOJE, E UM AMANHÃ PROMISSOR


A JOVEM CIDADE DE NOVA RUSSAS NO ESTADO DO CEARÁ COMPLETA SEUS 95 ANOS

FONTE: GOOGLE IMAGENS
INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA CAPELA
DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS




A HISTÓRIA, ONDE E COMO TUDO COMEÇOU...



Com a definitiva ocupação do solo cearense pelos portugueses na segunda metade do século XVII, sesmeiros da data da sesmaria nº 39 de 17/07/1922, que iniciava-se na barra do macaco para cima, subindo o curso do rio Acaraú, com 24 léguas de extensão e légua e meia para cada lado do rio. Esses colonizadores de sobrenomes Martins, Chaves e etc, disseminaram suas famílias por toda área do imenso sêsmo, fundando fazendas que seriam os futuros municípios que hoje existem na região.  A expansão do ciclo do Charque e da Carne-seca no século XVIII, a doação de terras via semarias, chegaram a região famílias que implantaram fazenda de gados como as do Curtume e do Olho d'Água Grande.

A cidade de Nova Russas surgiu do desenvolvimento da Fazenda Curtume, situada às margens do riacho várzea Grande, implantada pelo Capitão -Mor Bernardino Gomes Franco, que se estabeleceu na localidade no segundo quartel do século XVIII. O nome da fazenda provém da pequena atividade rudimentar de curtir couros peles, praticada pelos seus primitivos proprietários daí o nome curtume. A fazenda passou por sucessivos proprietários até chegar ao domínio de Manuel Oliveira Peixoto e sua esposa, que doaram no ano de 1876 uma parte desta à paróquia de Santo Anastácio de Tamboril, para constituir o patrimônio de uma capela devotada a Nossa Senhora das Graças, construída posteriormente pelo vigário de Tamboril, padre Joaquim Ferreira de Castro.
  

Após 1910, com a passagem da estrada de ferro e a inauguração da estação local, o povoamento tomou um maior surto de desenvolvimento. Em torno dessa capela desenvolveu-se o povoado que o padre denominou Nova Russas, ou seja, outra Russas, homenagem à localidade do Baixo Jaguaribe do mesmo estado de onde padre Joaquim era natural.

O Povoado começou a crescer desde então dando condições, propícias à criação do município, com sede no povoado de Nova Russas, emancipado à condição de Vila em 11 de novembro de 1922 pela lei 2043, com território delineado a partir de terras pertencentes aos municípios de Tamboril e Ipueiras, recebendo sua sede a categoria de vila. O Decreto Nº 193, de 20 de maio de 1931, suprimiu a autonomia de Nova Russas anexando seu território ao de Ipueiras. Em 1933, o Decreto Nº 1.156, de 04 de dezembro, restaurou em definitivo sua independência político-administrativa.

ACONTECIMENTO HISTÓRICO, A QUEDA DA TORRE DA IGREJA EM 1981.



No dia 01 de abril de 1981, por volta das 17h00, acontecia um fato que iria marcar a História da pequena cidade de Nova Russas, em meio a uma forte chuva ouviam-se um grande e estrondoso barulho,  era a Torre da igreja Matriz que havia desmoronado,  de acordo com os fatos contados por pessoas da época a tragédia infelizmente deixou 03 crianças  soterradas nos escombros de caliça e tijolo que no exato momento brincavam despreocupadamente lá embaixo. De acordo com relatos uma das crianças saiu com vida, após três horas debaixo das ruínas. Muitas são as histórias contadas sobre esse episódio, mas o que se sabe é que foi um dos fatos históricos que abalou a pequena cidade naquela época.



Em tempos difíceis por causa da seca que assolava o sertão do nordeste, as dificuldades e escassez não desanimaram o povo de reerguer a torre da igreja, as dificuldades sociais e econômicas que sofriam a população na época não foi empecilho para que  o povo de Nova Russas se unissem no sentido de reconstruir a Torre da Matriz. O primeiro pedreiro a reconstruir a torre foi o Sr. Antônio Constâncio e o primeiro servente foi Joaquim Casimiro. Assim , hoje a torre é o cartão de visitas da cidade, e outras construções posteriores são um marco e referência na cidade.

INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO DE NOVA RUSSAS 



FONTE: GOOGLE IMAGENS
Estação de Nova Russas, c. 1957.
Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 
HISTÓRICO DA LINHA:

A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipú (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim -Ipu) foi juntado 

com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza -Boqueirão.
A estação em 2009. Foto Adílio Miranda


O QUE RESTOU DA HISTÓRIA DA LINHA FÉRREA : SOMENTE AS LEMBRANÇAS E PROJETOS PARA  REVITALIZAÇÃO.
 

A estação ferroviária hoje é um local, que representa somente um monumento histórico do que ela foi no passado. Hoje a estação férrea, é somente uma construção que está se deteriorando com o tempo. Muito se fala de revitalização da mesma, muitos são os projetos apresentados para a estação ser usada, como um espaço cultural e outras finalidades. Espera-se mesmo que esses projetos saiam do papel para que esse monumento que traz consigo a história da pequena cidade de Nova Russas,  não se perca com o tempo e nem no passado.

GRÊMIO RECREATIVO NOVARUSSENSE, PALCO DE GRANDES HISTÓRIAS DESDE OS TEMPOS DE SUA FUNDAÇÃO 
FONTE: IBGE IMAGENS- GRÊMIO 1983




O Grêmio Recreativo Novarussense foi um marco para a sociedade da pequena Nova Russas, de acordo com a revista ART AGOSTO/2012, que conta um pouco dos anos dourados do conceituado clube, onde foi idealizado por um grupo de senhores para que, daquela data do dia 09 de janeiro de 1955, as famílias locais pudessem desfrutar de seu lazer, num ambiente de ordem e respeito.

Segundo a autora do texto a Professora NEUDÉLIA M.A MENDES a reunião liderada pelo jovem Jorge Abreu aconteceu na residência do Sr. Antônio Joaquim de Sousa e, com aquiescência dos presentes, deliberaram criar uma instituição que congregasse a sociedade local, independente de laços familiares, de recursos econômicos ou coloração político-partidária, mas que tivesse como predicado uma conduta moral ilibada. Estas proposições foram aprovadas com uma salva de palmas, demonstrando a concordância de todos e isso foi seguido à risca, de tal modo que em uma família um membro reunia condições para ser sócio e outro não: a conduta do cidadão para ingresso teria que passar inexoravelmente pelo item “comportamento exemplar”.Com o aplauso de todos, naquela noite de 09 de janeiro de 1955 acabava de ser criada a nossa entidade, que recebeu a denominação de Grêmio Recreativo Novarussense, numa referência ao Grêmio Ipuense, considerado na época exemplar, por sua austeridade e organização cívico-cultural. 

Para que a nova instituição se pautasse em base sólida, utilizaram um pequeno capital de que dispunha o Centro Novarussense de Fortaleza, presidido pelo já citado Professor Jorge Abreu consultou este os sócios então de férias em Nova Russas, recebeu de todos prontos consentimentos. Procuraram imediatamente o Sr. José Hermenegildo Martins (Zequinha Gildo) e propuseram-lhe a compra do terreno, hoje sede do nosso Grêmio, com dez mil cruzeiros de entrada, ficando o aludido senhor como sócio- proprietário de  sete mil cruzeiros em ações.

No dia 11 de janeiro, realizou-se a 1ª festa dançando na residência do Sr. Benedito Charles Maia (hoje Biblioteca Odilon Evangelista Azevedo). Assim foi que, em três dias, instalou-se o nosso Grêmio, deu-se posse a 1ª diretoria e realizou-se a 1ª festa e deixou-se o terreno já adquirido, cuja planta foi gentilmente planejada por nosso conterrâneo Engenheiro Evaldo dos Santo Mourão (irmão do ex-prefeito José Santos Mourão) (REVISTA ART AGOSTO/2012)

Em suas reminiscências na mesma revista a professora SILVANA MENDES, faz um breve resumo do que eram as festas glamorosas do então CLUBE da cidade, onde de acordo com a mesma, as festas no Grêmio Recreativo Para entrar, era Uma burocracia. Ou melhor, era uma ciência! Se não era da cidade, tinha que arranjar convites; os homens, elegantemente vestidos de paletó, do início da festa ao final (não podia retirar ,como receio de ser “convidado” a se retirar do recinto); as mulheres... ah! as mulheres... tinham que vestir longos de alta costura.

E HOJE QUAL VERDADEIRO CENÁRIO DAQUELE QUE FOI PALCO DO GLAMOUR DA SOCIEDADE NOVARUSSENSE?
  

GOOGLE IMAGENS; GRÊMIO RECREATIVO NOS DIAS ATUAIS


Hoje o clube tem como referência para relembrar seus tempos de glamour o tradicional baile do reencontro, festa promovida pelos sócios atuais para relembrarem aqueles tempos de majestade dos anos dourados da seletiva sociedade novarussense. Baile esse onde se reúnem os antecedentes da hierarquia das famílias tradicionais do município, assim como as jovens famílias ricas emergentes da classe social mais abastada desse pequeno cenário de cidade do interior cearense.


A CULTURA DO CROCHÊ, ELEVA NOVA RUSSAS A CAPITAL ESTADUAL DO CROCHÊ. UMA FONTE DE RENDA PARA MUITAS FAMÍLIAS E UM ORGULHO PARA UMA CIDADE.


Nenhum texto alternativo automático disponível.
SOUSPLAST- MATIZADO: PEÇA EXCLUSIVA DA ARTCRON

O crochê historicamente, pode ter sido uma prática inserida no âmbito doméstico, possivelmente as moçinhas eram ensinadas por suas mães ou avós, para fazerem seus enxovais.
Na região Nordeste, especificamente nos interiores do Estado do Ceará o crochê hoje se tornou não só uma fonte de renda, mas um elemento cultural, onde elevou o estado e alguns municípios a serem reconhecidos por suas obras em crochês que saem das mãos abençoadas de mulheres crochezeiras.
Para o município de Nova Russas o crochê é uma referência onde o mesmo carrega uma grande responsabilidade na sua história . Hoje a pequena cidade localizada a aproximadamente 290 km da capital Cearense, é conhecida e reconhecida por lei como a "Capital Estadual do Crochê",  devido à popularidade do produto artesanal, que recebe bastante procura, principalmente durante a Feira que ocorre aos sábados na cidade. Essa atividade se destaca tanto pela confecção artesanal, como pela comercialização. Os 'filhos da terra', quando visitam os familiares, levam o crochê para vender na Capital. Aqui tem muitas pessoas que vivem apenas da confecção desse artesanato.

No dia  23 de setembro de 2009, foi aprovado um O PROJETO DE LEI que  oficializa Nova Russas a Capital do CROCHÉ,  pela LEI Nº 176/2009,  projeto de lei do deputado na época o Sr. Vanderley Pedrosa, que é filho de Nova Russas.

AS ASSOCIAÇÕES SURGEM COMO APOIO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES CROCHEZEIRAS DO MUNICÍPIO.

ASCRON (ASSOCIAÇÃO DE CROCHEZEIRAS NOVARUSSENSES)

A ASCRON, foi idealizada por um grupo de mulheres algumas de distritos e regiões diferentes como Bálsamos, Jucás,Veremos, Lagoa do Barro, Betânia, Irapuá com o apoio da diocese do município compraram uma quantidade de linha e distribuiram entre as mulheres e as reuniões foram acontecendo, a princípio em uma casa cedida por uma senhora dona Julieta, e quando os trabalhos eram trazidos, viram a necessidade de ter um espaço próprio que foi criada a associação no ano de 1985 que até hoje com mais de 30 anos e com mais de 238 associadas a ASCRON é conhecida por muitos estados por distribuir um crochê de qualidade e ter elevado esse produto em todas as regiões e até fora do país.

ARTCRON (ASSOCIAÇÃO DO ARTESANATO ARTES CROCHÊS NOVARUSSENSE)

SOUSPLAT- CIRANDA PEÇA DA ARTCRON
BLUSA FLORES- ARTCRON
















ARTCRON (ASSOCIAÇÃO DE ARTESANATO ARTÍSTICO E CROCHÊ NOVARUSSENSE)

Associação do Artesanato Artista e Crochê Novarussense (ARTCRON), foi criada por um grupo de mulheres da cidade de Nova Russas. Onde o objetivo da mesma é contribuir para a produção e a comercialização de produto artesanal, com a missão de resgatar valores culturais importantes para o desenvolvimento do povo Novarussense.

MIRA TORRES
Representante legal da ARTCRON, preside e administra a entidade. Professora aposentada, contribuiu como professora para a formação de muitos jovens que hoje estão aí atuando em áreas diversas, seja no município ou fora dele.
Segundo a mesma sua história com o crochê é de amor a arte, e no que ela representa para as artesãs crocheteiras do município.



PROJETO DA ESCOLA ESTADUAL ALFREDO GOMES APRESENTA DESFILE PARA RESGATAR A CULTURA DO CROCHÊ.

Um projeto da Escola Estadual Alfredo Gomes, denominado DE PONTO EM PONTO ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, pensado e executado pelas professoras do laboratório de ciências da escola ANA MARIA PAIVA e ANA CÉLIA ABREU, tem como objetivo apresentar e resgatar a cultura do crochê no âmbito escolar.
Para apresentar o projeto para a escola, alunos, professores e visitantes, elas  realizaram um desfile onde jovens alunas desfilaram e foram julgadas por um juri para a escolha da rainha do crochê 2017 da escola. O evento ainda proporcionou a essas jovens uma premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Infelizmente o crochê está sendo esquecido pela nova geração, pois na era da tecnologia, os jovens novarussenses como qualquer outros jovem do Brasil e do mundo, estão mais focados nas redes sociais e outros assuntos relacionados as atualidades tecnológicas.



AS JOVENS ESTUDANTES DESFILARAM COM PEÇAS DE LEGÍTIMO CROCHÊ CONFECCIONADAS PELAS AS ARTESÃS LOCAL







EQUIPE ORGANIZADORA ANA MARIA PAIVA, ANA CÉLIA ABREU, DIREÇÃO DO COLÉGIO, JURADAS E GANHADORAS DO 1º, 2º E 3º LUGAR DO EVENTO






PRAÇA GREGÓRIO MARTINS MAIS CONHECIDA COMO PRAÇA DOS TORRES.
PRAÇA GREGÓRIO MARTINS, REVITALIZADA
HOMENAGEM A POETISA E ESCRITORA
ZILMAR MENDES MARTINS

Em Nova Russas a Praça Gregório Martins, mas conhecida como praça dos Torres, que fica localizada em um dos endereços mais tradicionais da cidade passou por um processo de revitalização realizado por os moradores que residem ao redor da praça, especialmente por o empenho de duas distintas moradoras do bairro, que são ADRIANA CASTRO E NEUDÉLIA MENDES. A primeira a sta Adriana Castro é diretora da tradicional e conceituada Escola Modelo de Nova Russas onde sua mãe a Sra Inês, mais conhecida como Tia Inês é a fundadora. A segunda é professora e hoje diretora do então Grêmio Recreativo Novarussense, as duas organizam e apoiam como todos do bairro a revitalização da praça, onde,visa uma melhor forma de traduzir a história desse espaço de lazer para famílias e moradores do bairro. A praça foi reformada por moradores e simpatizantes, assim como moradores locais e filhos da cidade que moram fora e adotaram o projeto  do local. Com pinturas belíssimas do talentoso Xavier Marques, a praça foi revitalizada e está sendo cuidada e por toda a comunidade. Em conversa com Adriana Castro a mesma informa que todos os envolvidos no projeto contribuem não só na manutenção manual da praça, como também ajudam economicamente para mante-la. Ainda informa que cada morador adotou um canteiro, assim como empresas, para que o canteiro adotado seja cuidado por eles com todo carinho que o espaço merece, relata que todos estão planejando a ornamentação para os festejos natalícios e estão se mobilizando para a compra de uma mangueira para regar as lindas plantas existentes nos jardins da praça.
" Se cada cidadão tivesse zelo por seu bairro e sua praça, a cidade ficaria linda". (ADRIANA CASTRO)


PARQUE DA CIDADE DE NOVA RUSSAS, UM MONUMENTO ARQUITETÔNICO ONDE ABRIGA A CULTURA O ESPORTE E O LAZER DAS FAMÍLIAS NOVARUSSENSES.

O LINDO PARQUE DA CIDADE

O Parque da Cidade, é o maior complexo de lazer do município de Nova Russas. O local tem uma estrutura que pode abrigar uma quantidade de pessoas equivalente a um estádio de futebol. Nesse grandioso espaço existe um anfiteatro onde são apresentadas as manifestações culturais do município. Um dos grandes momentos desse espaço aconteceu nos últimos festejos da cidade, onde foram apresentadas peças e danças com referências locais do município e de outras cidades vizinhas. No espaço existe ainda campo de futebol, quadras de esporte, boxs com bares, restaurante, artesanato etc. Uma pista para caminhada sinalizada com 700 m de comprimento. 

O grande marco desse parque é que ele trouxe para a cidade um espírito esportivo para a população da cidade, pois hoje estar realizando uma atividade física no parque da cidade é sinônimo de saúde e bem estar.


NOVA RUSSAS, TERRA QUE REVELOU  GRANDES PERSONALIDADES.

Grandes nomes, ou seja pessoas que contribuíram e contribuem para elevar o nome dessa linda cidade a uma história que será contada por várias gerações, não importa o meio que será usado para contar, o que importa é que essa pacata cidadezinha do interior do nordeste abriga e abrigou ao longo de sua existência pessoas ilustres que fizeram e fazem parte de cada capitulo da sua história ao longo dos seus 95 aninhos.

Muitos são os celebres personagens que fizeram no passado por Nova Russas. Fizeram o que um filho dedicado que ama sua mãe incondicionalmente fariam, que é o registro da sua descendência  na história de um passado de lutas e trabalho. Que filho não gostaria de dizer a sua querida mãezinha de 95 anos o quão honesto e de caráter ele foi.

E esses são os filhos da nossa mãe Nova Russas que ficaram na história, e que muitos hoje escrevem ainda sua história para que amanhã sejam mais um desses heróis e heroínas que ficarão eternizados nas memórias de um povo lutador de um povo caloroso de um povo sonhador. Filhos de Nova Russas.

PADRE LEITÃO, não era filho de Nova Russas mas fez a sua história na pequena cidade,jovem de ideais empreendeu obras e projetou muito além do que se esperaria de um jovem vigário. O padre não parava sonhava, sonhava e conseguia colocar em ação os projetos pelo qual ele acreditava, foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento urbanístico, cultural, religioso e social da cidade de Nova Russas.

DR. OSVALDO MARTINS, dentre os personagens do passado podemos citar um  grande médico que em meados da década de 1935 se fixou na jovem cidade, atuou como o primeiro médico, de acordo com pesquisas as dificuldades para a atuação do jovem Dr. Osvaldo era difícil sem condições de trabalho, no qual o mesmo tinha que atender sozinho uma pequena população da cidade e se desdobrava em outras províncias pois na época não tinha profissionais suficientes para atender uma demanda considerada grande para a época. Muitos contos existem sobre esse celebre filho da terra, por ter atuado como um médico e um ser humano que tinha em sua formação de caráter um coração dedicado a profissão e aqueles que dele precisavam. 

JOSÉ RIBAMAR MENDES, Farmacêutico que radicou-se na pequena Vila, lá pelos anos de 1909, onde começou a arte da farmacêutica pelos anos de 1914. José Ribamar era um exímio manipulador de fórmulas medicamentosas, como os caxetes de xaropes que curavam e aliviavam as doenças da população da época.

ZILMAR MENDES MARTINS, Professora, mestra em português, filóloga, dramaturga escritora, historiadora e poetisa deixou um legado de valor inestimável, que são suas obras literárias, suas poesias, sua história com a pequena grande menina que é a Nova Russas. Marcou a história da cidade com seus poemas e versos, considerada sem sombra de dúvidas uma das maiores personalidade da história de Nova Russas, foi ainda a primeira mulher a sentar numa cadeira do legislativo, quando a mulher começou a ter os primeiros espaços que eram considerados da figura masculina.

DR. JOSÉ ALMIR FARIAS, médico Novarussense, fixou- se na cidade até 1962, mudou-se para a capital, fazendo residência na mesma. Outros médicos conhecidos por seu trabalho humanizado na área da saúde foram os médicos que deixaram muitas saudades e comoção quando os mesmo partiram para a eternidade foram; O DR.SEBASTIÃO EVANGELISTA, mais conhecido como Dr. Evangelista, e o DR CASEMIRO JORGE, que era conhecido por todos por Dr. Jorge. Professor Alderico, Sra Aldenora Evangelista, Sr Artur Pereira, Sr José Odete Albuquerque, Sr Joaquim Soares, Sr. Antonio Bezerra do Vale, professora Maria de Guadalupe Timbó, mais conhecida como Lupinha. Dentre tantos que seria possível citar, mas que seria importante também levantar a história como forma de homenagem como contribuinte na história da tão querida e amada Nova Russas.

Autoridades do judiciário que constam na história da pacata cidade de Nova Russas, contadas em revistas e pesquisas que  são os juízes; Dr. Dário Pessoa, Dr. Armando Lousado, Dr. Aderbal Nunes Freire, Dr. Abdias Lopes Veras, Dr.João Paulo de Menezes, Dr. Inácio Moacir Catunda Martins, Dr. Olavo Morais Ataíde, Dr.Humberto Carvalho Aragão, Dr. Gerôncio Brígido Neto, Dr. Moacir Barros, Dr.Raimundo Eduardo P. De Sousa Brasil, Dr.Raimundo Belmino Evangelista,Dr. Raimundo Danúsio Studart Gurgel, Dr. Eudes Oliveira, Dra. Maria das Graças Rocha Frota, Dr. Clécio Aguiar Magalhães, Dr. Milton Evaristo Aragão, Dr. Ludgard Sousa Matos, Dr.Francisco Bezerra Cavalcante e Dra. Maria de Fátima Melo Loureiro, assim como os tabeliães Antonio Bezerra do Vale e Temóteo Ferreira Chaves.

SERÁ QUE EM  NOVA RUSSAS HÁ REGISTRO DE UM ANCIÃO OU UMA ANCIÃ CENTENÁRIA?
HOMENAGEM DOS 100 ANOS DO IDOSO EM 2015
FOTOS VIA FACEBOOK

Na localidade de Irapuá, no interior do município reside um idoso de nome Aristides Pinto de Carvalho, nascido no dia 15 de outubro de 1915, ou seja hoje o idoso pode ser considerado o mais velho morador de Nova Russas, considerando que Nova Russas está completando 95 anos, o Sr. Aristides estaria na época da emancipação com 07 aninhos de idade e provavelmente ainda guarde no baú de suas memórias o ínicio de todo o processo dessa grande história. O idoso foi aqui citado, pois até o fechamento dessa matéria, não havia encontrado nenhuma outra informação sobre outra pessoa tão mais velha quanto o sr. Aristides.


 A GENEALOGIA DA GESTÃO MUNICIPAL
  
 A HISTÓRIA POLÍTICA, DO INÍCIO DE SUA MUNICIPALIZAÇÃO AO FIM DO MILÊNIO.

De acordo com pesquisas realizadas em materiais de revistas históricas escritas por escritores do município o sistema político da pequena Nova Russas sofreu ataques na época da  Revolução de 30, tendo ela sido emancipada pela Lei n° 2043 de 1922, foi obrigada a voltar a condição de vila, fatos que não estão bem claro.

De acordo com a revista ART AGOSTO DE 2012, o primeiro gestor chamava-se Antônio Manuel Veras, que possivelmente foi eleito nesse meio tempo em que o município ora estava emancipado, ora não estava, data essa elencada em 1923.

Em seguida data-se ao ano de 1923 a 1926, como 2° Prefeito o Sr Gregório Euclides Martins, a mesma fonte de pesquisa diz que Artur Pereira de Sousa assumiu como prefeito os anos de 1926 a 1928. Já a revista FESTA DO REENCONTRO DE 2000, em sua citação a situação política da época, exposta pelo então escritor JORGE ABREU, descrevendo a 3° década da jovem Nova Russas, ele diz que o Sr. Antônio Joaquim de Sousa, assumiu a prefeitura mesmo ele sendo presidente da Câmara, em substituição ao Sr. Helvécio Moura que não pôde assumir, por o município ter sido extinto pelo decreto 193 do dia 20 de maio de 1931,sendo anexado novamente a Ipueiras, a situação se perpetuou até o dia 04 de dezembro de 1933, quando o interventor Carneiro de Mendonça em visita a Vila achou-a interessante e pelo decreto 1156, a elevou novamente a categoria de município sendo eleito então prefeito o Sr. Luís Moreira de Carvalho.

Observa-se então uma controvérsia na história entre as duas edições, onde a ART AGOSTO diz que nos anos que antecedem o mandato do prefeito Luis Moreira de Carvalho, estiveram a frente do governo municipal os prefeitos Gonçalo de Aquino Mourão de 1928 a 1929 o Sr. Antonio Joaquim de Sousa de 1929 a 1930 e o Sr. Leonardo Bezerra de Araújo.

Com a eleição indireta e o país retorna ao Estado de direito e Getúlio Vargas para presidente da República, tendo como governador eleito no estado do Ceará o Sr Menezes Pimentel. Nova Russas elege o Sr. Artur Pereira nas eleições de 11 de março de 1936, para um mandato de 04 anos.

Um grande marco nas eleições ditadas pela constituição de 1934, foi o voto da mulher e a mulher fazer parte do cenário político no Brasil. E Nova Russas teve a primeira mulher eleita vereadora, na figura da jovem Zilmar Timbó Mendes, em 10 de novembro de 1937. Com o novo governo de Getúlio denominado Estado Novo, o então   governador do Estado do Ceará o Sr. Menezes demite o Sr. Artur Pereira de Sousa, data que ficou no mandato de 1936 a 1937, sendo que foi eleito constitucionalmente pelo povo Novarussense, o então governador nomeou a prefeito interventor o Sr. Anastácio Rodrigues de Carvalho, que geriu o município de 1937 a 1940. Nova Russas passou por um início de municipalização na década de 30 por uma conturbada movimentação e articulações políticas.

Perpassando essa conturbada década de 30 a política Novarussense entra na década de 40 com os prefeitos como Manoel Nogueira de Sales que foi gestor de 1940 a 1941, não se sabe e não foram encontrados registros os motivos de ter ficado na cadeira somente 01 ano. O Sr. Antônio Carvalho governou a pequena cidade de Nova Russas de 1941 a 1944, sendo seu sucessor o Sr. Argemiro Carvalho que também ficou no poder por apenas 01 ano do ano de 1944 a 1945, nos registros apresenta-se o Sr.Inácio de Melo Falcão que provavelmente ficou meses no poder pois os mesmos constam que ele ficou de 1945 a 1945, vindo também no mesmo ano o Sr Hermínio Francisco de Paulo no mesmo ano de 1945 e no mesmo ano sucedeu para o governo o Sr.Fernando Pereira de Sousa que fcou até o ano de 1946 sendo seu sucessor o Sr. João Vieira da Silva que também como os anteriores ficou somente 01 ano de 1946 a 1947, sendo seu sucessor o Sr. Francisco Furtado Landim, que também não permaneceu os 04 anos consecutivos por motivos desconhecidos até o fechamento dessa pesquisa, ficando este de 1947ba 1948.

A década de 50 foi diferente das últimas por conta dos anos dourados dos governos federais terem sido presidentes queridos pelo povo brasileiro na época, como era o caso dos presidentes Getúlio Vargas, que concomitantemente era considerado segundo a História o pai dos pobres. Assim Nova Russas seguiu os novos rumos tomados pela nação. Os prefeitos dessa década conseguiram se firmar mais tempo no poder diferentemente das décadas anteriores. Para assumir os anos de 1948 a 1951, foi eleito o Sr. Fernando Pereira de Sousa que em 1945 ficou somente um ano e volta para ficar os 04 anos de mandato. Assim em 1951 é eleito o Sr. José de Sousa Alves ficando no poder até 1953, onde é sucedido por outro que também retorna lá dos conflituosos anos 40 e assume os 04 anos de 1953 a 1955, que é o Sr. Francisco Furtado Landim.

De 1955 a 1959 assume um jovem prefeito, mesmo não sendo filho da terra, adota o povo Novarussence como sua família. De Acordo com o escritor José Maria Timbó em seu artigo a revista ART AGOSTO 2012, o jovem natural de Iguatu, veio para Nova Russas, trabalhar como gerente da extinta Lojas PERNANBUCANAS, diz-se  que o jovem era homem de educação refinada, para costumes da época, era carismático e bem apessoado, casado com uma jovem filha do município vizinho chamada de Oscarina Rosa Mota, filha de uma conceituada família do município de Crateús. O casal conquistou a amizade e a simpatia da sociedade novarussence.

Segundo ainda o autor aqui citado, por sua popularidade Oriel Mota se elege a prefeito com uma maioria de votos significativa, desbancando autoridades importantes da época como o Sr. Moisés Rodrigues Tavares, esse que era apoiado por as grandes forças locais como o coronel Artur Pereira. Grande feito realizou esse ilustre gestor pois ele tinha uma alma caridosa que mesmo antes de chegar a gestor do município, passava o estado por um longo período de seca, o jovem Oriel ia a feira local levar aqueles necessitados farinha e rapadura para saciar a fome que daqueles não tinham como prover sua alimentação.

Os que sucederam esse celébre gestor nesse fim da década de 50 foram Timóteo Ferreira Chaves que não se sabe também por que não assumiu ou não ficou no poder sendo sucedido de 1959 a 1963 por José Almir Farias, após este veio Oséas Carlos Pinto que ficou de 1963 a 1967, posteriormente veio José Gonçalves Rosa de 1967 a 1971. A década de 70 Nova Russas foi governada por José Santos Mourão de 1971 a 1973, Francisco das Chagas Farias de Sousa de 1973 a 1977, e depois encerrando a década de 70 e dando início a de 80 veio José Maria Mourão que governou de 1977 a 1983. Iniciando os anos 80 no poder Manoel Abdias Evangelista de 1983 a 1985, sendo sucedido por Vicente Mourão Carlos.

Após esse período de sucessivas gestões, Nova Russas começa com um novo ciclo de mudanças e crescimento, tendo na sua história uma política já emaranhada por questões que não foram levantadas pois necessita-se de uma pesquisa mais apurada sobre os conflitos políticos existentes nessa história que com certeza caberá em um rico catálogo de fatos acontecidos nos bastidores políticos da jovem cidade.

UM NOVO CICLO DE UMA HISTÓRIA QUE AINDA VIVE, COM ATORES QUE AINDA FAZEM PARTE DESSE CENÁRIO POLÍTICO, O FIM DE UM MILÊNIO AO INÍCIO DE UMA CIDADE PRÓSPERA E DESENVOLVIDA.

FRANCISCO DAS CHAGAS ROSA
DE 1989 a 1992

Dr. FRANCISCO DAS CHAGAS ROSA
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal do Ceará, na turma de julho de 1977, após o término do curso retornou a cidade natal de Nova Russas, fundou no ano de 1978 a empresa EMPA (Empresa de Projetos e Assistência Técnica de Agropecuária).
Em 1988, foi eleito prefeito de Nova Russas, trazendo no DNA, uma herança política, pois o mesmo é filho do ex prefeito Sr José Gonçalves Rosa. O jovem agrônomo, profissional liberal entra para a política Novarussence levado por ideais de fazer uma nova política estruturada e ideológica. De acordo com o mesmo o grande marco da sua gestão, foram os projetos implantados na época, como por exemplo, a prioridade ao menor sem prejudicar o maior, que eram um programa de creches. Afirma ainda que consolidou o salário dos professores para um salário mínimo dinamizando assim educação no município.



LUÍS ACÁCIO DE SOUSA
DE 1993  a 1996
LUÍS ACÁCIO DE SOUSA
Nascido em Nova Russas em 25 de novembro de 1955, formado em engenheiro agrônomo pela faculdade do Rio Grande do Norte em Mossoró. No início da carreira foi vendedor ambulante se consolidando posteriormente como comerciante e empresário.
Em 1990, foi candidato a deputado Estadual, no ano de 1992 teve a oportunidade de assumir a cadeira por conta da suplência, mas havia se candidatado a prefeito do município no mesmo ano, sendo eleito, assim optou em assumir a prefeitura e não como deputado.
Em entrevista, o ex prefeito  afirma que no seu primeiro  mandato foi um período de muitas realizações, como a implementação da UVA (Universidade Vale do Acaraú). Implementação da estação de tratamento de água, troca da tubulação de canos de concretos para PVC, construções de praças, cita como referência a praça da rodoviária, que hoje é uma praça de referência para quem chega ao município.


MARIA IRANEDE VERAS ROSA
DE 1997 a 2000

MARIA IRANEDE VERA ROSA
Professora formada pelo Colégio Estadual Olegário Abreu Memória como normalista, casou-se com o jovem agrônomo Francisco das Chagas Rosa no ano de 1978; candidatou-se a prefeita da cidade de Nova Russas e foi eleita em 1997, ficando na gestão municipal até o ano 2000. A qualidade como primeira dama realizando um trabalho social voltado a população menos favorecida no mandato de seu marido a qualificou para candidatar-se a prefeita do município.
De acordo com o seu esposo em entrevista concedida para essa matéria, uma das grandes características do governo da prefeita Sra. Iranede foi a educação, promovendo melhores salários para os professores, sendo referência entre os 06 melhores município da região a nível estadual. Afirma ainda o Sr Chico Rosa que nessa gestão foram implementados programas de incentivo a educação superior dentro da Universidade Vale do Acaraú.



LUÍS ACÁCIO DE SOUSA
DE 2001 a 2004, REELEITO PARA UM MANDATO DE 2005 A 2008 



LUÍS ACÁCIO DE SOUSA
Após o primeiro mandato, o Sr. Luís Acácio de Sousa candidata-se e é eleito com uma maioria de 70% dos votos da população do município assumindo a prefeitura de 2001 a 2004, nessa gestão os feitos ficaram registrados segundo o mesmo na implantação de 60% do saneamento com a estação de tratamento de esgotos. O grande marco nessa administração foi a construção do Parque da cidade, hoje referência no município como local para a realização de grandes eventos e com uma construção arquitetônica considerada um dos cartões postais da cidade.
Em 2004 foi reeleito sendo considerado o primeiro prefeito reeleito na história do município. De acordo com ele o grande legado deixado por ele nesse último mandato foi a urbanização da cidade, onde deixou a mesma com 95% da cidade pavimentada, assim como foi responsável por 95% de energia instalada nas residências urbanas do município. Foi também o responsável por o início da obra do Rio Curtume, que hoje é conhecida como a ponte dos 03 prefeitos.  


MARCOS ALBERTO MARTINS TORRES
DE 2009 A 2011
MARCOS ALBERTO MARTINS
Marcos Alberto Torres Martins, advogado empresário, figura emblemática no cenário político do município de Nova Russas,amado por uns, odiado por outros, sua história na política foi marcada por jogos de poder, intrigas, articulações políticas, denuncias,acusações prisões e posteriormente absolvições.
Marcos Alberto foi eleito na campanha de 2008, assumiu a prefeitura no dia 01 de janeiro de 2009, ficou na cadeira somente até o ano de 2011, quando teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Nova Russas em sessão extraordinária, quando seis dos nove vereadores que compareceram votaram por unanimidade pela cassação.

Após um período difícil e sendo absolvido de todas as acusações, o ex-prefeito MARCOS ALBERTO teve suas contas de governo aprovadas pelo  processo nº 7905/12, exercício 2011, da Relatória do Conselheiro Ernesto Sabóia que deu  PARECER FAVORÁVEL pelo pleno do TCM/CE. Marcos Alberto volta a competir como candidato a prefeito do município em 2016, onde teve uma votação considerável, mas não foi possível alcançar os dois candidatos opositores.Marcos Alberto pode ser considerado um personagem que será lembrado na história política do município, positivamente ou negativamente, isso por que o mesmo carrega consigo um espirito político, e que provavelmente sua história ainda terá muitos capítulos.


PAULO  CÉSAR EVANGELISTA
DE 2011 A 2012


PAULO CÉSAR EVANGELISTA
Paulo César Evangelista, natural de Nova Russas estudou no Colégio Estadual Olegário Abreu Memória em Nova Russas e concluiu o Científico em Fortaleza no Colégio Julia Jorge em 1972 formado em engenheiro civil pela Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará, Ingressou na política em 1985 e desde então continua no mesmo partido político o Democratas, antes PFL. Dr. Paulo Evangelista e seu partido participaram ativamente da campanha para prefeitura de Nova Russas, no ano de 2009, vindo como vice-prefeito do então candidato Marcos Alberto Torres saindo vitorioso nessa campanha, assumiu a prefeitura de 2011 a 2012 com o afastamento do então prefeito Marcos Alberto.


GONÇALO SOUTO DIOGO
DE 2012 A 2016


GONÇALO SOUTO DIOGO
Filho de Nova Russas nascido em 10 de setembro de 1958, empresário da área industrial assumiu a prefeitura em 2012, com mandato até 2016, tentou a reeleição em 2016, sendo derrotado pelo atual e jovem prefeito Rafael Pedrosa.
Hoje o ex prefeito vive na capital, se recuperando de uma cirurgia de transplante de rins, foi feito contato para uma entrevista para essa matéria e até o fechamento da mesma não houve resposta, o que é considerado normal pois o mesmo recupera-se enfermo, assim as informações aqui citadas serão apresentadas de pesquisas de internet, sendo citado a fonte para que não haja problemas de informações não verídicas.
De acordo com o site Ceará Notícias em um artigo publicado por Ajax Veras os grandes feitos do então prefeito Gonçalo Souto Diogo foram a conclusão da ponte dos três prefeitos, trouxe também o tão esperado asfalto para a cidade, assim como realizou o pagamento dos servidores em dias e cobriu o rombo deixado por o ultimo que passou pela prefeitura. Fez vários poços profundos e mandou para câmara votar um aumento de 13% para os professores.


RAFAEL PEDROSA
ELEITO EM 2016 PARA UM MANDATO DE 2017 A 2021

RAFAEL PEDROSA
O atual prefeito de Nova Russas, é um jovem médico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com especialidade na área de pediatria, apesar de jovem traz consigo um excelente curriculo de atuação como pediatra, é respeitado e amado por seus pequenos pacientes e pais.
O jovem prefeito vem de uma  tradicional família do município é  o terceiro filho da linhagem, filho de uma conceituada vereadora hoje presidente da Camâra do Município a Sra. Socorrinha Holanda e do Servidor público aposentado Sr. Washinghton Pedrosa.

A candidatura de Dr. Rafael foi intitulada de OS MENINOS. Pois os dois candidatos, tanto o candidato a prefeito como o vice, eram considerados os candidatos mais jovens da história do município, trazendo assim para a população de Nova Russas uma expectativa de um novo amanhã e de um futuro pautado em inovações e progresso. Em sua atuação como prefeito do município, o jovem prefeito já realizou em 10 meses de administração o que muitos não conseguiram fazer em 04 anos, mas isso será pauta para uma nova história provavelmente no centenário da belíssima e amada Nova Russas.

A FESTA DO MUNICÍPIO COMEMORADA EM GRANDE ESTILO , REALIZADA PELA PREFEITURA E ORGANIZADA PELA SECRETARIA DE CULTURA. CONCEITO DE CULTURA E INFORMANDO A IMPORTÂNCIA DA SECRETARIA DE CULTURA PARA UM POVO.

Nova Russas ganhou uma festa digna dos seus 95 anos, que foram comemoradas em grande estilo. A Prefeitura de Nova Russas e a Secretaria de Cultura do município prepararam uma festa para comemorar o aniversário da cidade. Antes de se falar de comemoração, vamos falar de cultura.


DESFILE CÍVICO REALIZADO NO ULTIMO
DIA 09/11/2017
PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS ESCOLAS E
ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E NÃO
GOVERNAMENTAIS
INAUGURAÇÃO DO NOVO CENTRO DE ESPECIALIDADES
DO MUNICÍPIO NO DIA 10/11/2017
O QUE É CULTURA?

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade.
Cultura é o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Assim, a cultura representa o patrimônio social de um grupo e a soma de padrões dos comportamentos humanos. É a gama do comportamento de um grupo de pessoas envolvendo seus conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo. Tudo isso é repassado por comunicação ou imitação às gerações seguintes.

Quais são as principais atribuições de um órgão gestor da cultura?

As atribuições de um órgão gestor da cultura podem ser divididas em quatro categorias: organização de atividades do calendário cultural da cidade, realização ou apoio a eventos e projetos da sociedade, desenvolvimento de ações culturais em conjunto com outras políticas públicas e prestação de serviços culturais permanentes. Em geral, os órgãos de cultura são encarregados de cuidar das atividades do calendário cultural, constituído tradicionalmente pelas festas religiosas (como Semana Santa, Padroeiro da Cidade e Natal), civis (como o aniversário da cidade), populares (como carnaval, ciclo junino e ré- veillon), sociais (como o 1º de maio, Dia da Mulher, Dia da Consciência Negra, Parada Gay), festas ligadas aos ciclos econômicos locais (as agropecuárias, por exemplo) e os festivais, feiras e salões de arte (música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, fotografia, design, artesanato, literatura, etc.).
PRÉ CARNAVAL ORGANIZADO E REALIZADO
PELA SECRETARIA DE CULTURA DO MUNIC[IPIO
Os eventos, como o próprio nome diz, são sempre provisórios, ocasionais, sejam eles realizados pelo próprio Poder Público ou pela sociedade. As atividades permanentes envolvem uma série de serviços e ações: criação e manutenção de espaços culturais (teatros, museus, bibliotecas e centros culturais); registro, proteção e promoção da memória e do patrimônio cultural (material e imaterial); apoio à produção, distribuição e consumo de bens culturais (leis de incentivo e outras formas de fomento); incentivo ao livro e à leitura; intercâmbio cultural (como a promoção de circuitos culturais); formação de recursos humanos (cursos técnicos, artísticos e de gestão cultural) e programas socioculturais (voltados para públicos específicos: crianças, adolescentes, jovens e idosos; pessoas com deficiência; populações prisionais, asilares e hospitalizadas; populações sem teto, sem terra, assentadas e faveladas; populações indígenas e afro- -brasileiras, entre outros). Num plano ainda mais alto, as políticas culturais são chamadas a colaborar com o planejamento urbano (revitalização de áreas degradadas, espaços culturais em áreas de intervenções urbanas) e com o desenvolvimento econômico local (investimentos na economia da cultura).

Em geral, os governantes costumam apreciar mais os eventos, que trazem popularidade, e menosprezar as atividades permanentes, que, no fundo, são as mais importantes, pois fortalecem a identidade e a diversidade cultural local, e atuam na formação contínua dos cidadãos (cidadania cultural). Daí a importância da elaboração do Plano de Cultura e sua aprovação como Lei Municipal, pois ele explicitará as prioridades da cultura e quais programas, projetos e ações devem ter recursos assegurados na Lei Orçamentária Anual (LOA)
TEXTO : GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS- SECRETARIA NACIONAL DE CULTURA

NOTA DA AUTORA:
Sol Rocha
Gostaria de deixar registrado aqui nessa ferramenta de comunicação a minha singela homenagem a minha querida terra Nova Russas, não só como autora do blog com essa matéria, mas como filha de uma terra de gente que trabalha, de gente que luta, de gente que se esforça, assim como eu essa cidade é habitada por verdadeiros heróis e heroínas, que buscam em cada amanhecer o sentido para uma vida digna pautada na honestidade e trabalho.

Quando criei essa página com o objetivo de levar a informação de acontecimentos relevantes a direitos sejam a nível federal, estadual ou municipal, eu tinha em mente escrever ou publicar artigos de pessoas que falam sobre os assuntos relacionados as questões de direitos. Os objetivos não mudaram, mas falar de uma história de uma cidade não deixa de ser uma grande ferramenta de pesquisas para futuros pesquisadores, ou pessoas que queiram saber informações sobre nosso município. Assim sendo além de homenagear a minha terra com essa matéria eu consigo leva-la a todos os cantos desse nosso amado Brasil, e claro a outras nações e países, visto que o acesso do meu blog segundo as estatística da página o mesmo é acessado por 03 ou mais pessoas de países como Estados Unidos, Afeganistão, Espanha e outros.

Ao pensar e fazer cada matéria, faço uma pesquisa do assunto, procuro citar as fontes para que as pessoas que estejam pesquisando ou vendo a página tenha a oportunidade de buscar a veracidade da matéria nas fontes citadas.

Não sou jornalista por formação (AINDA) sou uma profissional de Serviço Social que gosta de ler, de escrever, como roga a profissão sou uma formadora de opinião no meu fazer profissional, e nessa minha segunda opção de trabalho como blogueira.

Sou a 4ª filha de uma família de sete filhos, perdi meu pai aos 17 anos, minha mãe teve que criar esses filhos sozinha e nos deu o maior ensino que uma mãe ou um pai podem dar aos seus filhos, ensinou o caminho do bem, do bom caráter, da honestidade. Trabalho desde os 15 anos, ao completar 20 anos migrei para outro estado em busca de uma oportunidade melhor de emprego. Concluir o meu ensino médio tardiamente aos 25 anos, no Colégio Estadual Ruy Barbosa, no centro de Bonsucesso no Rio de Janeiro, ingressei na faculdade em 2009, aos 34 anos na UNISUAM, Centro Universitário Augusto Mota, também no centro de bonsucesso. Apesar de ter conseguido esse feito, muitas foram as dificuldades em me manter os 04 anos na faculdade, pois  quis o bom deus que esse sonho fosse real e possível a mim.

Quando sonhamos e almejamos algo que irá nos enobrecer como pessoa e como profissional, todo sacrifício é válido. O sacrifício de passar longas horas em pé trabalhando em shoppings, o sacrifício de sair do trabalho direto para a universidade as quatro horas da tarde e esperar 03 longas horas até o início da aula, o sacrifício de não ter o tempo de estudar e pegar no material duas ou três horas antes da prova, o sacrifício de não aguentar de cansaço e debruçar-se sobre a mesa e dormir até suas colegas te avisarem que a aula acabou, Tudo valeu a pena, valeu a pena cada cansaço, cada luta, cada lágrima, pois sem grandes lutas não há grandes vitórias.

HINO DE NOVA RUSSAS
LETRA: Zilmar Mendes Martins













FONTES
REVISTA REENCONTRO DE 2000
REVISTA ART AGOSTO 2012
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/08/
http://www.cultura.gov.br/documents/
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br
http://www.estacoesferroviarias.com.br
http://www.cdlnovarussas.com.br


22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, tudo muito bem
    compilado. "Reclamo", aos
    conterrâneos historiadores uma justa homenagem a Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça. Interventor que nos tirou por decreto da condição de distrito de Ipueiras. Outra observação
    que faço é que a partir da sesmaria de 17/07/1722,(segundo Raimundo Girão, uma imoralidade) passada em Icó, existe um vazio até 1826. Segue-se outro até 1876 e outro até 11/11/1922. Para efeito de comparação, a história do nosso vizinha Ararendá tem registro desde 1616. ANTONIO ROBERTO MENDES MARTINS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Elizabete, durante o processo da pesquisa fiquei de procurar o Sr. Antonio Roberto Mendes Martins, mas infelizmente não tive tempo. Mas com certeza essa matéria terá outras edições.

      Excluir
    2. Sou filha de Luiz Moreira de Carvalho, fiquei muito feliz em vê-lo citado na História de Nova Russas


      A HISTÓRIA POLÍTICA, DO INÍCIO DE SUA MUNICIPALIZAÇÃO AO FIM DO MILÊNIO.

      De acordo com pesquisas realizadas em materiais de revistas históricas escritas por escritores do município o sistema político da pequena Nova Russas sofreu ataques na época da Revolução de 30, tendo ela sido emancipada pela Lei n° 2043 de 1922, foi obrigada a voltar a condição de vila, fatos que não estão bem claro.

      De acordo com a revista ART AGOSTO DE 2012, o primeiro gestor chamava-se Antônio Manuel Veras, que possivelmente foi eleito nesse meio tempo em que o município ora estava emancipado, ora não estava, data essa elencada em 1923.

      Em seguida data-se ao ano de 1923 a 1926, como 2° Prefeito o Sr Gregório Euclides Martins, a mesma fonte de pesquisa diz que Artur Pereira de Sousa assumiu como prefeito os anos de 1926 a 1928. Já a revista FESTA DO REENCONTRO DE 2000, em sua citação a situação política da época, exposta pelo então escritor JORGE ABREU, descrevendo a 3° década da jovem Nova Russas, ele diz que o Sr. Antônio Joaquim de Sousa, assumiu a prefeitura mesmo ele sendo presidente da Câmara, em substituição ao Sr. Helvécio Moura que não pôde assumir, por o município ter sido extinto pelo decreto 193 do dia 20 de maio de 1931,sendo anexado novamente a Ipueiras, a situação se perpetuou até o dia 04 de dezembro de 1933, quando o interventor Carneiro de Mendonça em visita a Vila achou-a interessante e pelo decreto 1156, a elevou novamente a categoria de município sendo eleito então prefeito o Sr. Luís Moreira de Carvalho.

      Observa-se então uma controvérsia na história entre as duas edições, onde a ART AGOSTO diz que nos anos que antecedem o mandato do prefeito Luis Moreira de Carvalho, estiveram a frente do governo municipal os prefeitos Gonçalo de Aquino Mourão de 1928 a 1929 o Sr. Antonio Joaquim de Sousa de 1929 a 1930 e o Sr. Leonardo Bezerra de Araújo

      Excluir
    3. Oh Amelinha muito obrigada por ter acpmpanhado essa história. Um grande prazer levar o nome de terra natal para outros cantos e citar aqueles que ajudaram a construir essa história.

      Excluir
    4. É verdade...Na Relação da Ibiapaba,onde diz que no Ararendá na aldeia ararena provavelmente os padres Luis figueira e Francisco pinto se hospedaram nas suas tentativas de catequese de índios....

      Excluir
    5. É verdade...No Documento Relação do Maranhão,onde diz que no Ararendá na aldeia "ararena"provavelmente os padres Luis figueira e Francisco pinto se hospedaram nas suas tentativas de catequese de índios da Ibiapaba....

      Excluir
    6. Sol Rocha, obrigada pela lembrança 🙏🏽🧡

      Excluir
  3. Sempre quis saber a respeito dos ex prefeitos de nova russas...
    Parabéns pela excelente pesquisa e pelo blog.
    Com os meus sinceros aplausos Fábio Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio Mendes, espero que continue acompanhando minha página.

      Excluir
  4. Tudo bem Maria Rocha Sol, excelente artigo!!!
    Meu nome é José, sou de Nova Russas e minha mãe também é artesã de crochê (bonita profissão)!
    Sobre as associações do artesanato em crochê, gostaria de saber mais o atual cenário da atividade, dicas de contatos ou representantes do setor. Procura saber se existem ideias futuras para tornar ainda mais forte a tradição do crochê, elevar ainda mais a economia local, mesmo sabendo que existem apenas duas associações, na minha opinião este setor tão importante na história da cidade deveria ter um apoio maior, seria fantástico para a cidade que detém o título de capital estadual do crochê. Talvez em futuro não tão distante o crochê esteja forte, gerando empregabilidade, renda e sobretudo manter a identidade da cidade, coisa que vem se enfraquecendo ao longo dos anos.
    Faço parte do Grupo de Estudo (Economias Criativas, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável) da Faculdade Luciano Feijão e pretendo fazer uma pesquisa sobre o assunto afim de desenvolver minha localidade.
    Se poderia ajudar, agradeceria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José obrigado por ter acompanhado esse trabalho. Eu também gostaria muito que a arte do crochê fosse mais reconhecida. Espero ajudá-lo em algo é só perguntar. Obrigado.

      Excluir
  5. Ola novamente Sol Rocha...
    Preciso de sua ajuda sobre a história do crochê de Nova Russas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, em uma busca por parentes na cidade de Nova Russas encontrei esse artigo/documentário maravilhoso sobre a cidade. Parabéns!!!
    Para não perder a oportunidade que fique registrado que procuro pelos meus famíliares.
    Sou filha de JOÃO MARTINS DE SOUSA E MELCINDA DA SILVA SOUSA.
    Avós paternos: MARIA ERMELINDA DE SOUSA E LUIZ MARTINS DE FREITAS
    MEU EMIL: ilmassouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sou bisneta de vó Zilmar. Gostaria muito de ter acesso às publicações dela. Onde é possível encontrá-las?

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu bem!
    Sou filho de Nova Russas, ajudou muito no meu trabalho, sou da Família Bezerra uma família muito respeitada em Nova Russas, minha família era uma das mais plantadores de algodão aqui em Nova Russas.

    ResponderExcluir
  9. olá procuro informações a respeito de minha avó Elza Clarinda nascida em 25 outubro de 1918 em Nova Russas, ela era filha de Francisco Clarindo Campello e Francisca Olinda do Rêgo ou Francisca Clarinda do Rêgo que faleceu pouco depois de minha avó nascer1Quem puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Prezada Sol Rocha,
    Sou Francisco Andrade, filho dessa terra bonita do sertão, e ainda hoje tenho dois irmãos que moram ai em Nova Russas, uma professora aposentada, Maria Júlia e um ex-representante comercial, José Andrade, e também uma cunhada. Todos moram numa rua, cujo nome não me recordo, mas acho que fica paralela ao Progresso.
    Saí de Nova Russas no inicio de 1971, ainda bem jovenzinho, e vim trabalhar e estudar em Brasília, nossa capital federal. Sou formado em história e pos-graduado em Ciências Políticas, mas embora houvesse já quase 4 anos que não regressava, em fins de dezembro passado estive ai com meu filho mais novo, Caio, onde fiquei visitando os parentes e curtindo as coisas desse pedaço inigmático e lúdico do sertão.
    Vivo e faço política em Brasília, onde fui dirigente sindical e partidário. Hoje me dedico a concluir meu primeiro romance-ficção, que logo publicarei, mas tenho enorme vontade de escrever sobre nossa terra, pois considero a história de meu avô, João Bezerra, assim como a de meu pai, Gonçalo Bezerra de Andrade, ambas histórias de heróis.
    Se desejar de mim alguma colaboração estarei à disposição.
    Meus contatos: (61) 99676-4606 Wats. Email: blogdochicoandrade@gmail.com
    Grande abraço a você e a todos dessa terra querida!

    ResponderExcluir
  11. Acabei de postar um breve texto (comentário), mas esqueci de registar o quao interessante achei seu blog. Parabéns. (61) 99676-4606 . Chico de Brasília. Grande Abraço ai!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do histórico, pois considero Nova Russas, minha segunda terra natal. fui nomeada para trabalhar no No Banco do Nordeste, o prédio onde funcionava naquele época era um galpão que ficava na esquina em frente à farmácia do Sr. Ribamar. Conheci nessa época um professor, ele era filho do Sr. Timotéo que era deputado estadual na época, 1961, se possível gostaria de ler e ver uma foto do Professor Luiz de Gonzaga.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...