PERSONALIDADE: Luís Cícero de Sousa, Mais Conhecido Como CÍcero Marreira, 92 Anos de Vida, Um Ex Vaqueiro Com Muita História Pra Contar.

Uma Personalidade Conhecida No Pequeno Povoado de Nova Betânia, A História de Lutas e Perdas de Um Homem do Campo. 

Luís Cícero de Sousa (92 Anos)
Nova Betânia é um distrito que fica localizado a poucos Kilometros  do município de Nova Russas. Esse pequeno povoado recebeu na década de 60, especificamente no dia 10 de janeiro de 1961, um trabalhador que tem no seu sangue e na sua história o verdadeiro significado  do sertanejo homem do campo, nordestino arretado que é exemplo de integridade, honestidade e simplicidade.

Seu Cícero Marreira como é carinhosamente conhecido por todos, desde criança aprendeu a lida no campo, desde muito pequeno foi ensinado a trabalhar na roça, aprendeu o ofício de cuidar de bichos e tornou-se ao longo dos anos um dos melhores vaqueiros de serrado. 

Fonte: Google Imagens
Andou tangendo boiada por várias cidades e distritos desse sertão, conhece todas as veredas desse solo nordestino , no lombo do seu cavalo percorreu boa parte desse sertão Cearense, carrega nas lembranças as histórias de boi brabo que eram amansado por ele nas carreiras da mata seca do sertão.

Luís Cícero de Sousa nasceu no pequeno povoado do peixe em 30 de Janeiro de 1928, casou-se com Maria Rodrigues da Silva e com ela teve 17 filhos, as dificuldades e a ausência de recursos de saúde levaram 08 de seus filhos ainda pequenos (In memória). Com pesar ele conta que infelizmente não podia fazer nada quando sua esposa anunciava que um filho estava doente, ele já sabia que aquele pequeno(a) não sobreviveria, e com sua esposa chorou a partida precoce de suas 05 meninas e 02 meninos. Dos 09 filhos que se criaram 02 mulheres e 07 homens pôde ensina-los a serem homens e mulheres de bem e hoje todos tem suas casas suas famílias e suas vidas.

" As coisas eram muitos difíceis, não era como hoje que as crianças são tratadas desde a barriga da mãe." (Sr. Cícero Marreira). 

Ao fazer esse comentário o senhor no auge dos 92 anos mostra que mesmo sem nenhum conhecimento das letras (é como ele fala por não ter estudos), é um homem experiente e tem o maior conhecimento que pode existir, que é conhecer o mundo e ter experimentado grandes experiências ao longo de 09 décadas.

Perdeu sua esposa em 2008, muitas são as recordações com sua primeira esposa, mulher forte e trabalhadora que passou junto com ele todas as dificuldades e perdas, mas quis o criador que sua missão se findasse nessa terra.

Senhor Cícero Marreira e Esposa
Antonia Maria de Carvalho Rocha
Casou-se novamente com Antonia Maria de Carvalho Rocha uma senhora distinta que assim como ele é viúva e tinha família já formada, resolveram unir-se para cuidarem um do outro até o dia que Deus permitir. 

Senhor Cícero senta-se todas as tardes em sua calçada e com os da sua idade ou mais novos relembra os dias de glórias e lutas, e um de seus contos preferidos para os que chegam a prosear com ele é a sua pequena experiência no quartel de Deodoro no Rio de Janeiro, onde ele conviveu com homens da mais alta patente de um quartel, como coronéis, tenentes e soldados. Era querido por todos e segundo suas lembranças ficaram muitos sentidos quando ele resolveu sair do quartel e retornar para sua terra natal. 

O Senhor Cícero é conhecido e considerado por muitos como um profeta das chuvas, suas experiências vividas ao longo de sua vida o fazem conhecer e reconhecer quando um inverno será bom ou ruim, é comum velhos amigos e  conhecidos ficarem proseando com ele e discutindo os Invernos desse Ceará abençoado por Deus.

Sol Rocha.


7 comentários:

  1. Sou bisneta, muito bom poder ler um pouco da história do meu bisa ! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carolina Couto, foi um grande prazer contar a História desse homem forte e que admiro muito.

      Excluir
  2. Muito legal meu bisavó ! Que orgulho de saber que tenho esse homem de honra minha árvore genealógica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro Henrique que bom que foi possível contribuir para que você conhecesse a História do seu bisavô. Queria ter colocado a árvore genealógica dele mas eu não sabia a quantidade de bisnetos.

      Excluir
  3. Uma história de vida 92 anos não e para qualquer um felicidades sempre

    ResponderExcluir
  4. Amei ver a história do meu avô sendo contada aqui.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de agradecer imensamente a Sol Rocha pela belíssima matéria em homenagem a meu avô.realmente emocionante , vou imprimir e guardar como lembrança.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...