ENTRE PROSAS E VERSOS: Jovem Escritor Ipueirense Lançará Coletânea em Homenagem ao Centenário de Nova Russas- Ce.

A Poesia Transcede o Tempo, ainda Toca Corações Por meio da Arte das Prosas e dos Versos nas Estrofes dos Poetas desconhecidos inspirados pelos Grandes Poetas Brasileiros.  



Os poemas declamados por grandes artistas renomados como Carlos Drumont de Andrade que era capaz de colocar nos seus versos alguns sentimentos intemporais como o amor e a solidão, o poeta de Minas trouxe reflexões profundas sobre a realidade brasileira, as estruturas sociopolíticas e as relações humanas.

Outra grande escritora e poetisa contemporânea Cora Coralina, apesar de ter lançado seu primeiro livro aos 70 anos por ter sido impedida pelo marido de escrever pois já escrevia na sua juventude, umas das literaturas dessa poetisa era pautada na liberdade  da mulher baseada na sua vivência.

Assim a poesia os versos vêm perpassando por diversas transformações, e vem acompanhando a tecnologia para não ser esquecida em tempos tão modernos onde o amor ou a vida contada em versos está sendo cada dia mais difícil de se entender pelas novas gerações.

Mas não é isso que pensa um jovem poeta filho de Ipueiras que sonha ver sua arte e de outros artistas alcançar aqueles que ainda admiram e acreditam que a arte da literatura através da poesia e de versos transformem vidas seja falando do amor, das situações cotidianas, das experiências ou outros temas. Pensando nesse sonho de levar a poesia a todos os cantos e corações, que está preste a lançar sua segunda coletânea onde reúne poemas de vários autores.

A segunda coletânea do escritor Belchior Chaves terá como homenagem o centenário de Nova Russas, e não tem como falar da cultura de Nova Russas especificamente da poesia e não lembrar da saudosa e inesquecível Zilmar Mendes Martins, uma mulher a frente do seu tempo, uma das responsáveis pelo hino de Nova Russas, professora, escritora e uma das primeiras mulheres a ocupar uma cadeira no legislativo novarussense, sem dúvidas a grande referência na literatura da cidade.

Essa coletânea que homenagerá o centenário de Nova Russas é um projeto do jovem Belchior Chaves e conta com uns versos de uma novarussense que também é poetisa e traz em seus versos a história de sua cidade. Sol Rocha é integrante da Academia Novarussense de Letras e participou também da primeira coletânea do poeta Belchior intitulada da Cidade ao Sertão Tudo é poesia.

Belchior Chaves, Quem é o Jovem Cheio de Sonhos, Com Uma História Dedicada a Poesia e a Arte Literária Por Amor. 



QUEM É O ARTISTA?

Francisco Belchior Chaves de Almeida, nasceu em 1994 em uma pequena cidade chamada Ipueiras, localizada no interior do Ceará. Atualmente mora em São Paulo, trabalha em um restaurante, mas sempre quando sobra algum tempinho se dedica à leitura e à escrita, na qual usa como uma terapia, participou  de  alguns  saraus on-lines em   São Paulo e no Rio de Janeiro.  

Desde 2019 participa do movimento artístico Café com Poesia em São Paulo, na qual tem vários poemas publicados em antologias desse mesmo sarau, também participou  do sarau  Um Brinde A poesia   de Niterói em 2020, e também da coletânea  INFLEXÕES em 2021,  colaborou em  um  poema publicado na revista Entre Versos de Minas Gerais em 2021, publicou em 2022  seu primeiro livro de poemas Na Trilha da Alma Poética  pela Filos Editora. Apesar da pandemia do novo vírus, ele faz da  arte, e da  leitura e  escrita principalmente da poesia uma arma de superação contra vários problemas tão comuns em tempos de crises.

Sol Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...