quarta-feira, 11 de setembro de 2019

SESSÃO DA CÂMARA DESSA QUARTA FEIRA RECEBE PROFISSIONAIS DO PROJETO VIDAS PRESERVADAS.

SETEMBRO AMARELO É LEMBRADO E DIVULGADO PELAS PSICÓLOGAS E ENFERMEIRA QUE ESTÃO A FRENTE DO PROJETO VIDAS PRESERVADAS NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS.

Caruline Melo (Psicóloga do CRAS) Marcela Ribeiro (Psicóloga da Policlínica)
Ainara Vasconcelos (Psicóloga da Policlínica) Daniela Oliveira (Psicóloga do CREAS)
Helenice Carvalho (Psicóloga da Educação) Bruna Mendes (Psicóloga do Caps)
 Raissa Sousa (Enfermeira do CAPS)

O Projeto Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará completa um ano que foi aderido pelo município de Nova Russas, e desde o ano de 2018 quando a Secretaria do Trabalho e Assistência Social através da secretária Érica Holanda Pedrosa, lançou o desafio de se trabalhar juntamente com outras pastas a preservação da vida, profissionais de psicologia da Assistência Social, da Educação e da Saúde, têm trabalhado arduamente no projeto Vidas Preservadas, sendo em 2018 referência no estado do Ceará em ações e divulgação do mesmo. 

O suicídio é considerado hoje em nosso país como um dos maiores problemas e desafios,  pelo alto índice de pessoas que tiram a própria vida, e um problema que pode ser considerado e tratado como uma questão de saúde pública e como tal deve ser trabalhado de forma séria e responsável. 

Em razão do Setembro Amarelo que é o mês em que se intensifica a abordagem e ações sobre o suicídio no município, foi apresentado na câmara municipal de Nova Russas nessa quarta feira, o Projeto Vidas Preservadas, onde o mesmo é trabalhado pelas profissionais de psicologia do município e uma enfermeira. 

As profissionais diretamente envolvidas no projeto são: A psicóloga do Cras Rodolfo Filho Caruline Melo, a psicóloga do Creas Daniela Oliveira, a psicóloga do Caps Bruna Mendes as psicólogas da policlínica Marcela Ribeiro e Arimar Vasconcelos, a psicóloga da Secretária de Educação Helenice Carvalho, tendo como integrante dessa equipe a profissional de enfermagem Raissa Sousa, que é enfermeira do Caps e com formação em saúde mental.  

Na sessão a Psicóloga Caruline Melo, foi a responsável em apresentar para os parlamentares e ouvintes o que é o projeto e quais as ações já realizadas pelo mesmo no município, Caruline explicou a importância desse trabalho para a preservação da vida e para o fortalecimento da Rede em relação ao problema do suicídio no município, explicou ainda que em se tratando de suicídio de acordo com seus estudos e pesquisas tem crescido o numero de homens que tentam com a própria a vida e que infelizmente conseguem, que em se tratando das mulheres o índice é menor pois normalmente as mulheres em alguns casos não conseguem concretizar o ato, sendo possível reverter e cuidar dessa possível vítima.

Os Vereadores participaram fazendo perguntas e parabenizando a equipe por o belo trabalho realizado por elas. A vereadora Rejane Tavares trouxe a tona um testemunho pessoal e emocionante, falando da importância de tratar esse tema e de como as mulheres normalmente são as mais afetadas por o problema da depressão por conta das muitas tarefas e responsabilidades que muitas carregam no dia a dia. A vereadora surpreendeu a todos falando que ela passou por uma depressão e que hoje sabe lidar com algumas situações que ela não entendia, através do tratamento e cuidados de profissionais como aquela equipe que ali estava. 

Outra fala importante foi do vereador Hudson que lembrou e perguntou como essas profissionais tratavam delas mesmas já que elas trabalhavam com problemas tão difíceis e complexos como o suicídio. Caruline respondeu ao vereador que todas as profissionais de psicólogia também faziam terapias para poder lidar e oferecer um bom atendiemento aqueles que delas precisavam.

A Psicológa encerrou convidando a todos para participarem do encerramento da campanha de Setembro que acontecerá dia 25 no Cras Rodolfo Filho, a presidente responsável por os trabalhos a vereadora Socorrinha Holanda deu continuidade a sessão, agradecendo e parabenizando a equipe por o trabalho realizado a frente do Projeto Vidas Preservadas. 

Palestra no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa
As ações e o trabalho da equipe que está a frente do Projeto continuam ao longo do mês com palestras nas escolas nas unidades de saúde. No último dia 10 aconteceu também no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa uma roda de conversa com a equipe da unidade. Sabe-se que muitos profissionais da área da saúde carregam uma grande carga de atividades e responsabilidades ao lidar e tratar de vidas. 

Mural de Recados 
Assim eles também necessitam de uma atenção especial e serem tratados para poderem estarem com a mente sã e a saúde mental equilibrada para tratar do outro, por isso a importância de levar essas discussões para esses espaços para que esses profissionais sejam ouvidos e tratados caso seja necessário.




Sol Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...