domingo, 31 de março de 2019

ANAPAC EMPLACA MAIS UMA CAMPANHA PARA REALIZAR CADASTRO DE DOADOR DE MEDULA ÓSSEA EM NOVA RUSSAS.

Um Paciente com Câncer pode está na fila esperando um doador compatível.

A Associação Novarussense de Apoio a Pacientes com Câncer emplaca a IV Campanha de cadastro para doadores de medula óssea. O cadastro acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Russas, e será realizada no próximo dia 06 de abril ( sábado) de 08:00 horas da manhã até o meio dia.

A última Campanha realizada por a ANAPAC, aconteceu em Março de 2018, onde  a ANAPAC em parceria com o HEMOCE de Sobral realizou o cadastramento de doadores de medula óssea.

De acordo com  Josineire Martins, a ideia de trazer essa campanha para Nova Russas surgiu quando a mesma em pesquisa procurou o Hemoce que gentilmente e com muito interesse realizou a primeira campanha aqui em Nova Russas, tendo um público de quase 200 cadastro, pois de acordo com a mesma só não foi possível fazer mais, pois os profissionais não trouxeram material suficiente, ficando os responsáveis pela coleta surpresos e felizes, pois em outras cidades o cadastro chega somente a 40 pessoas que se interessam em fazer parte dessas inscrições.

Josineire informa que esse cadastro vai para um banco de dados do Instituto Nacional do Câncer que as chances de um doador compatível são muito baixas, que  é de 01 chance em 100 mil, e que esse cadastro só vai para o banco de dados uma vez, ou seja á partir do momento que a pessoa realiza o cadastro uma vez, não há necessidade de ela ir cadastrar uma outra vez quando acontece essas campanhas, pois ela já está no banco de dados que é nacional. Segundo ainda Josineire, na segunda campanha realizada pela ANAPAC, foi encontrado um doador compatível, que inclusive é um dos membros da Associação, Izidio Farias; 

O PRIMEIRO DOADOR COMPATÍVEL ESTAVA ENTRE OS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO.

IZIDIO FARIAS

"Sou tesoureiro da ANAPAC, mas todos nós fazemos de tudo um pouco, o processo de coleta foi muito tranquilo, todos muito atenciosos, durante todo o procedimento desde o primeiro contato realizado pelo o Redome, o Registro de Medula Óssea do Brasil, que é  quem faz todo o acompanhamento desde o primeiro contato por telefone pra saber se realmente se você  está disposto a ser um doador, até a coleta que é feita pelo o Hemoce mais próximo de onde você mora."

Foi questionado ao  mesmo se ele sabia algo a respeito do receptor. " É tudo mantido em sigilo total entre ambos, doador e receptor, mas pelo que ouvi em conversas paralelas não é do Ceará. complementando o que Josineire relatou anteriormente Izidio relata que essas informações  do banco de dados estão disponíveis para todo o Brasil, ou seja o receptor pode ser de qual quer lugar do país.

Em dezembro de 2018 o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, realizou uma solenidade para homenagear os doadores de medula óssea que realizaram a doação no ano de 2018. Intitulada como Festa da Gratidão, a ação também celebrou a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea, que ocorreu naquele mês. De acordo com a instituição de saúde, só no ano de 2018, 12 pessoas, cadastradas pelo Hemoce no REDOME, foram compatíveis com pacientes que aguardavam transplante de medula óssea. 

Fonte:
Sol Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...