quinta-feira, 28 de março de 2019

NOVA RUSSAS ADERE AO PROJETO VIDAS PRESERVADAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ.

Um Novo Olhar para aqueles que Precisam ser Vistos e Ouvidos a Tempo. Um passo importante na busca de amenizar as dores da alma.

O Suicídio tem sido tema de muitas discussões e infelizmente noticia frequente nos meios de comunicação nos últimos anos. Essa temática vem se apresentando como uma questão preocupante em algumas áreas e tem sido discutida por os diversos setores de nossa sociedade.

No Estado do Ceará no ano de 2018 foi lançado pelo Ministério Público, o Projeto Vidas Preservadas, que tem como principal objetivo promover, em parceria com um importante grupo de órgãos públicos e de organizações não governamentais, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde e para o surgimento de estratégias de cuidado integral da população na perspectiva do trabalho em rede. Tendo ainda como objetivos específicos uma série de ações de discussões sobre o assunto, mobilizando o maior numero de profissionais de diversas áreas e consequentemente mobilizando o maior numero de município para aderirem o projeto como forma de identificar e promover a prevenção do suicídio no Estado do Ceará.

Segundo dados apresentados pelo Ministério Público do Ceará, em sua apresentação do Projeto Vidas Preservadas, No Brasil, mais de 11.000 (onze mil) pessoas tiram a própria vida anualmente, havendo maior taxa de mortalidade nas mesmas faixas etárias acima citadas e nalguns grupos específicos, tais como: os indígenas, idosos, os surdos e o público LGBT.

A Pesquisa apresentada no projeto ainda mostra que na região Nordeste do Brasil houve um aumento de 51,7% dos casos de suicídio, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS. No Ceará, apenas nos últimos 05 (cinco) anos, aproximadamente 3.000 (três mil) pessoas tiraram sua própria vida, o que fez com que o referido Estado ocupasse o 5º (quinto) lugar no ranking nacional do período 2011-2015. Se computada tão somente a população até os 30 anos de idade, o Ceará já aparece como 2º. (segundo) Estado com maior número de casos.(MPCE)

NOVA RUSSAS ESTÁ ENTRE OS PRIMEIROS MUNICÍPIOS A ADERIR O PROJETO VIDAS PRESERVADAS.


No ano passado, 48 municípios aderiram ao Projeto Vidas Preservadas. E desde a apresentação do projeto o município de Nova Russas já está entre os primeiros a abraçar essa causa. A Secretária do Trabalho e Assistência Social do município Érica Holanda Pedrosa, sensível a causa aderiu imediatamente ao projeto assinando o termo de compromisso e participação do município no mesmo e enviando profissionais da sua pasta e de outras pastas para serem capacitados na primeira fase do projeto. Tendo sido realizado no ano de 2018 no município de Nova Russas, diversas ações para se falar do assunto, como palestras nas escolas e nos equipamentos CRAS e CREAS. O município está preparado para atender pessoas com problemas e ideação ao suicídio, fortalecendo suas redes de apoio setoriais e intersetoriais no atendimento a essa demanda. 

O Centro de Atenção Psicossocial( CAPS) do município tem um quadro de profissionais preparados como. enfermeira, psicologa e psiquiatra, trabalhando intersetorialmente com as outras políticas a fim de tratar o suicídio como uma questão de saúde pública e dever de todos na prestação de serviços especializados a essa demanda. A enfermeira do CAPS Rayssa Sousa, fala com orgulho do Projeto Vidas Preservadas no município.

Rayssa Sousa.
Psicologas: Daniela Oliveira (CREAS) Caruline Melo (CRAS)
Rayssa Sousa (Enfermeira Caps) Marcela (Psicologa CAPS)
Helenice (Psicologa da Educação)

"Esse projeto que estamos participando é de grande importância para os crescimento profissional e também pessoal. No qual ele acarreta para o nosso município uma grande importância que é a prevenção da vida, prevenção da saúde mental, que é tão pouco reconhecida pela a sociedade.
Falar sobre o suicídio é tentar desmistificar, e não encorajar ao ato. É  mostrar para a sociedade que todos que passam por esse problema deve buscar ajuda profissional.

E me orgulho a cada dia por poder salvar uma vida!"


Secretária Érica Holanda Pedrosa com profissionais da Assistência
Saúde e Educação em Evento para o VIDAS PRESERVADAS.

De acordo com a Secretária de Nova Russas, Érica Holanda Pedrosa " os casos de suicídio tem sido crescentes em nossa sociedade em especial com adolescentes, Muito preocupante essa temática. Temos que incluir politicas publicas para combater esse mal ".

Para esse ano o Projeto VIDAS PRESERVADAS, está dando continuidade com o acompanhamento do trabalho desses primeiros municípios, sendo convidados mais 60 cidades do interior do Estado para aderirem ao projeto. A missão é contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações, como, por exemplo, o “Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas para os Municípios”. Essa capacitação busca sensibilizar e habilitar gestores e técnicos municipais para construção e aprovação do Plano Municipal de Prevenção, Intervenção e Pós prevenção do Suicídio.”

No último dia 22 de Março (Sexta-Feira), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoveu, o lançamento oficial da edição 2019 do projeto “Vidas Preservadas: MP e a sociedade pela prevenção do suicídio”. Os objetivos do encontro, realizado no auditório da Sec. de Desenvolvimento Social de Fortaleza, foram: firmar novas parcerias com os 60 municípios convidados;promover mais discussões importantes sobre o tema; e lançar o “Manifesto Vidas Preservadas”, documento onde constam 11 pontos essenciais que devem ser abrangidos pelas políticas públicas para que uma efetiva prevenção do suicídio aconteça. Na plateia, estiveram presentes gestores públicos, técnicos municipais de mais de 90 municípios cearenses e o público em geral, como, por exemplo, pessoas que vivenciaram casos de suicídio na família.

O município de Nova Russas se fez presente no Evento com a presença da psicologa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  Caruline Melo, onde a mesma trouxe para o município valiosas informações sobre a segunda parte do projeto, registrando em entrevista para essa matéria o seu posicionamento como profissional e a importância do Projeto Vidas Preservadas para o município de Nova Russas.


Caruline Melo (Psicologa)

Caruline Melo Psicologa do CRAS, no Evento
do VIDAS PRESERVADAS
"O projeto Vidas Preservadas traz um impacto positivo na sociedade como um todo, pois começamos abrir um viés em que começa-se a discutir e trazer com mais evidência para nosso município essa temática do suicídio e automutilação como problema de saúde publica, pois segundo dados do Ministério de Saúde vêm se mostrando como uma causa que tem matado muitas pessoas nos últimos anos. 

Percebo como uma forma de começamos a discutir essa temática de maneira mais aberta, sem estigmas ou julgamento de valores, precisamos mostrar que pessoas que tentaram o Suicídio ou automutilação estão passando por problemas  de saúde mental que podem e devem pedir ajuda que existem uma rede de apoio/cuidados local que pode ajudá-lo. Vale ressaltar também que esse problema de saúde mental, é como quaisquer outros problemas de saúde que precisam ser levado a sério, e que essas pessoas precisam de cuidado e assistência." (Caruline Melo, psicologa do CRAS)

Na equipe de execução do Projeto Vidas Preservadas também está capacitada para trabalhar essa temática a psicologa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Daniela Oliveira que ressalta a importância do Projeto no município.

Daniela Oliveira (Psicologa)

Daniela Oliveira. Psicologa do CREAS
"O Vidas  Preservadas é um projeto do Ministério Público do Ceará, tendo em vista a prevenção do suicido no nosso estado que atualmente é altíssimo. Nosso município assinou o termo de compromisso em que se compromete a realizar ações permanentes no intuito de realizar ações sistemáticas com toda a rede Saúde ,Assistência Social, Educação,Cultura entre outros...

Nessa perspectiva não só eu,mas todos os psicólogos da cidade estão à frente do projeto pelo conhecimento humano que temos, até porque temos que realizar prioritariamente com adolescentes públicos crescente nas tentavas de suicídios principalmente dentro das escolas. Utilizamos questionário onde é possível medir o grau de ideação ao suicídio,e podem ser classificados como: baixo,médio e alto, tal questionário só pode ser manuseado por psicólogos é de uso e aplicação exclusiva da nossa profissão, acho enquanto profissional uma grande responsabilidade, afinal estamos cuidando de vidas, e acredito que o projeto tem grande dimensão  social dentro do nosso município. Prevenção do suicídio é uma luta não só nossa das políticas públicas é de uma sociedade inteira esse é principal objetivo desse importante projeto, impactar a sociedade para a importância de se falar dessa questão que atualmente está tão presente em nossa sociedade , falar também de saúde mental e desmitificar os mitos e preconceitos a respeito do suicídio.

Existe pessoas que podem estar sofrendo perto de nós e por vezes sem informação e sensibilidade não sabemos conduzir para um atendimento especializado ou mesmo manejar essa situação em casos extremos. Vivemos uma sociedade doente em que questões emocionais devem ser levadas em consideração." (Daniela Oliveira, psicologa do CREAS).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES.






NOTA DA AUTORA:

Como profissional vejo esse Projeto do Ministério Público do Estado do Ceará, um divisor de águas no que trata a questão do suicídio em nossa sociedade. Falar dessa temática para muitos pode ser doloroso, muitos não querem mostrar a dor que consome sua alma, deixando muitas vezes transparecer para aqueles que o rodeiam que está tudo bem, aí quando acordamos é com notícias tristes que um amigo um conhecido ou um familiar cometeu suicídio. Alguns especialistas afirmam que o suicida não quer morrer e sim matar a dor que ele guarda dentro de si. Por isso vamos ajudar aqueles que de nós necessitam, com um abraço, uma palavra positiva, um sorriso um bom dia, preocupando-se com com aquele amigo (a) triste cabisbaixo desanimado. Eu acredito ainda que o AMOR é o remédio para todos os MALES.

Sol Rocha
Fonte:
http://www.mpce.mp.br/2019/03/22/mpce-lanca-segunda-etapa-do-projeto-vidas-preservadas-convida-mais-60-municipios-e-lanca-manifesto-sobre-o-tema/?fbclid=IwAR0JEDvg6cB6LGxjMH9ryDE2F3pOw6525tMlPWoB1FCL5iTJlxNrvYJZRkA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...