Segunda Edição, Mulheres de Nova Russas, Traz Mulheres Diferentes Mas Com Algo Em Comum São Um Tesouro Valioso.
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31:10
O Valor de uma mulher excede o maior tesouro, excede a mais bonita e valiosa pedra preciosa, o valor de uma mulher é incomparável, a mulher é a essência da vida, pois dela que vem a vida.
A mulher é um ser tão forte ao mesmo tempo tão frágil, a mulher cuida mas precisa ser cuidada, a mulher é flor que precisa ser regada no jardim da vida, vida essa que as vezes oferece a ela somente espinhos, mas os espinhos não são obstáculos para mulheres que são fortes só por serem fortes, mas por quê elas não têm outra alternativa a não ser serem Fortes
A mulher é forte o suficiente para dar a luz a um filho, mas se quebra em milhões de pedacinhos quando a luz de um filho se apaga para sempre, a Mulher se reconstroi a cada ferida que aparece em seu corpo ou em sua alma, ultrapassa todas as barreiras mesmo quando o impossível e as circunstâncias dizem que não é possível ultrapassar, a mulher não teme o amanhã por quê ela sabe que somente ela responsável em escrever sua própria história
E aqui estão mulheres que de alguma forma tem uma história para contar e merece ser registrada, todas têm uma marca ou foram ou são importantes para a vida de alguém ou da sociedade novarussense, cada uma carrega as suas histórias suas lembranças suas dores suas experiências de vida, e todas elas são merecedoras de estarem nessa homenagem, por quê as suas marcas e suas lutas são exemplos e seja qual for sua história elas merecem todo respeito por somente serem MULHERES.
ADRIANA MARTINS, UMA EMPRESÁRIA QUE SUPEROU MUITAS DIFICULDADES E HOJE SUPERA SEUS PRÓPRIOS LIMITES PARA MANTER UMA DAS MAIORES EMPRESAS DA REGIÃO.
Adriana Martins uma das maiores empresárias da região, responsável por uma das maiores confecções do município, responsável também por empregar pais e mães de famílias que dependem desse trabalho para viverem, uma realidade em que o emprego na área privada é difícil e escasso, como em toda cidade pitoresca do interior do Ceará.
Mãe de 04 filhos, 03 mulheres e 01 rapaz, filha de Maria Creusa Martins e Pedro de Sousa Farias. Começou a trabalhar aos 12 anos na loja de uma prima, despertando em si o dom de negociante e vendedora, sonhou alto, mesmo com uma idade ainda prematura foi em busca de seus objetivos, saiu da loja da prima começou a vender roupas como sacoleira, comprava em Fortaleza e revendia suas peças na cidade.
Aos 15 anos deu um grande passo comprando seu primeiro prédio, que segundo ela era somente uma estrutura de paredes levantadas sem piso sem acabamento, fez o negócio escondido de sua mãe, pois nem mesmo sua mãe sabia que ela já tinha uma boa quantia guardada em poupança, que na época era considerado uma quantia alta, sua mãe ameaçou desmanchar o negócio feito por ela na compra do prédio, mas como Deus já havia abençoado aquela jovem e determinado que ela seria uma vencedora, a compra de seu próprio imóvel comercial foi o pontapé para transforma-la em uma mulher de negócio e de sucesso que hoje é Adriana Martins.
Adriana atribui o seu sucesso e tudo que conquistou a DEUS, diz que as vezes se pergunta se é merecedora de tudo que Deus tem permitido para sua vida. Adriana Martins é uma mulher forte, trabalhadora com visão de negócios, uma inspiração para muitas mulheres que podem acreditar que nada é impossível quando se sonha e se busca lutar por aquilo que acredita.
ANA MARIA PAIVA, UMA MULHER FORTE E DESTEMIDA QUE ABRIU OS BRAÇOS E O CORAÇÃO PARA A POSSIBILIDADE DE SER MÃE NOVAMENTE POR MEIO DA ADOÇÃO.
Ana Maria de Paiva Bezerra, filha de Manoel de Paiva Bezerra e Maria Cândida Marques Bezerra nascida na cidade de Ipu onde viveu até os 10 anos de idade, ainda menina foi morar em Fortaleza ficando por lá até os 24 anos.
De família simples traz na sua essência e no exemplo de mulher a referência de sua mãe a quem se espelha como mulher forte e batalhadora.
De família simples traz na sua essência e no exemplo de mulher a referência de sua mãe a quem se espelha como mulher forte e batalhadora.
Formada em pedagogia com licenciatura plena e habilitação em biologia, pós-graduada em educação especial e gestão escolar.
Chegou em Nova Russas no ano de 1998, conseguindo consolidar sua carreira na área da educação como professora ocupando cargos importantes como, diretora na escola 11 de novembro no período de 2006 a 2008, diretora na escola Cornélio Rosa e Secretária escolar na escola Alfredo Gomes. de 2009 a 2011.
Ana Maria é casada com o também professor e universitário Laércio de Sousa Matos, mãe de 02 filhos biológicos de 03 adotados. Com os filhos já adultos e seguindo suas vidas, resolveu adotar uma menina, que hoje está com 14 anos. Em 2017 foi responsável pela coordenação da casa de acolhimento para crianças e adolescentes no município. Nesse período conviveu com uma criança que ganhou seu coração e que precisava de cuidados especiais, logo surgiu novamente o desejo de adotar mais um filho, decidiu juntamente com seu esposo Laércio adotar uma criança já crescida (10 anos) e que precisava de amor e carinho de uma família. No ano seguinte em 2018 mais uma vez seu instinto materno foi aguçado e provado, deparando-se com uma situação dentro da própria família, pegando para si a responsabilidade de cuidar de um bebê filho de um sobrinho.
Ana Maria Paiva um exemplo de mulher cearense, uma profissional querida por todos, uma mulher de pulso e personalidade marcante que sabe o que quer e onde quer chegar, é amada e respeitada por seus alunos, colegas de trabalho e consequentemente por amigos e famílias. Uma mulher forte e destemida que não mede esforços para ajudar e fazer o bem a quem precisa e a quem lhe pede auxílio.
CYNTHIA CHAVES ROCHA, FEZ DAS DIFICULDADES SUA ARMA PARA CONQUISTAR SEU ESPAÇO COMO EMPREENDEDORA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
Viveu sob os cuidados da avó materna Dona Brasilina que criou e dedicou a vida a neta, partiu já deixando a mesma sob os cuidados e responsabilidade do marido casando-se aos 16 anos e começando uma vida a dois com um jovem esposo.
Passou por momentos difíceis com seu esposo, foi uma mulher forte e sábia que não desistiu daquele que escolhera para compartilhar sua vida, foram anos dividindo-o com o álcool onde hoje juntos contam testemunhos de vitórias e superação ajudando outros a superarem os vícios.
Estudou, formou-se em pedagogia, trabalhou por 17 anos como funcionária do município como professora, deu aula para o Brasil Alfabetizado, foi secretária escolar e professora. Encontrou na educação motivos e conhecimento para ir em busca de novos horizontes, hoje é proprietária dos Cursos profissionalizantes Chaves e Rocha, representante e coordenadora dos cursos técnicos da IESCO.
Sonhou com a formação profissional como Assistente Social, graduanda em Serviço Social, enfrentou diversos desafios e obstáculos que adiaram o sonho para um tempo maior do que o normal, e foram essas dificuldades que surgiram em sua vida que abriram caminhos para conhecer mais a fundo os investimentos na área da educação. Uma das marcas registradas dessa mulher é nunca desistir e diz que a sua formação em Serviço Social é uma questão de honra por tudo que já passou.
Cynthia Chaves Rocha não é mulher de chorar o leite derramado e nem de esperar as coisas caírem do céu, aliás do céu ela só espera as bençãos de Deus, mulher forte e determinada, ver nas dificuldades armas para ir em busca de seus objetivos, de um prédio vazio sem estrutura tornou um dos locais mais procurados em cursos profissionalizantes, está sempre antenada e inovando na área da educação e em cursos profissionalizantes, é uma mulher com visão de negócios e para ela o impossível é possível desde que se vá em busca de torna-lo possível, uma MULHER que é exemplo de determinação.
DONA EUNICE, DAS DORES DA ALMA E DAS DORES DO CORPO, ENSINA QUE UMA MULHER DE FÉ PODE TODAS AS COISAS.
Uma senhora que no auge dos seus 80 anos traz no seu rosto as marcas do tempo, onde a experiência as alegrias as tristezas e a fé estão sempre presentes na vida dessa senhora que contribuiu muito para a sociedade novarussense enquanto cidadã, profissional e como mulher.
Eunice é casada com José Caetano, mãe de 05 filhos, 04 ainda presentes em sua vida, sofreu a dor que deveria ser proibido as mães sofrerem, a perda de um filho. Há 15 anos seu primogenito foi arrebatado em um trágico acidente, em suas reminiscências daquele dia trágico ela diz que quando soube do que aconecera com seu filho a vontade que teve foi rasgar suas roupas e correr pela ruas de tanta dor e desespero, só não o fez por temer que a dopassem e não pudesse dar o ultimo adeus ao seu filho amado.
" Já se passaram 15 anos, mas a dor continua a mesma, nenhuma mãe esquece um filho." (D. Eunice)
Mesmo vivendo com a dor da alma a senhora também carrega algumas dores do corpo, portadora de lupus e recuperando-se da chicungunha ela relata que só não morreu por que ainda Deus não a quis do seu lado, conta que ficou dias entre a vida e a morte e que as marcas deixadas pela doença a maltratam todos os dias.
Na sua trajetória profissional foi diretora do antigo hospital Sinhá Farias na gestão do prefeito José Maria Mourão, dedicou-se a igreja católica por longos anos como, franciscana, pastoral da família e ministra da eucaristia função que deixou de realizar não por conta da sua saúde fragilizada. Dona Eunice uma mulher com uma voz mansa que emana paz e tranquilidade para quem a ouve, sua casa apresenta tudo aquilo que ela acredita, suas imagens expostas por todos os cantos é a representação de sua fé e da sua religião.
ÉRICA HOLANDA PEDROSA, UMA MULHER QUE É EXEMPLO QUE MULHER PODE SER O QUE ELA QUISER.
Assim como o vídeo postado por sua mãe nas redes sociais, que fala que toda mulher pode ser o quiser, é assim que define-se Érica Holanda Pedrosa, uma jovem que é mãe, advogada, secretária de uma das pastas mais importantes de Nova Russas, e acima de tudo é mulher.
Erica é uma mulher com pensamentos e sentimentos de luta, sempre em busca de conhecimentos constantes na área que atuou e atua desde que se formara como advogada, conhecedora das politicas sociais, conhece teoricamente e de perto a realidade da importância de uma política pública como a política de Assistência Social, que é um direito de todo cidadão que dela precisa.
Junto a sua equipe de gestão se desdobra para garantir que os equipamentos de sua pasta continuem oferecendo os serviços necessários para a população como determinada por a leis que mantém essa politica a nível municipal.
Erica é uma mulher direta, para ela não existe meios termos, de personalidade forte carrega consigo a responsabilidade de criar com ajuda de sua mãe a pequena Estela, tem como referência e na genética mulheres que como ela são exemplos de mulheres fortes e determinadas.
ÉRICA HOLANDA PEDROSA, UMA MULHER QUE É EXEMPLO QUE MULHER PODE SER O QUE ELA QUISER.
Assim como o vídeo postado por sua mãe nas redes sociais, que fala que toda mulher pode ser o quiser, é assim que define-se Érica Holanda Pedrosa, uma jovem que é mãe, advogada, secretária de uma das pastas mais importantes de Nova Russas, e acima de tudo é mulher.
Erica é uma mulher com pensamentos e sentimentos de luta, sempre em busca de conhecimentos constantes na área que atuou e atua desde que se formara como advogada, conhecedora das politicas sociais, conhece teoricamente e de perto a realidade da importância de uma política pública como a política de Assistência Social, que é um direito de todo cidadão que dela precisa.
Junto a sua equipe de gestão se desdobra para garantir que os equipamentos de sua pasta continuem oferecendo os serviços necessários para a população como determinada por a leis que mantém essa politica a nível municipal.
Erica é uma mulher direta, para ela não existe meios termos, de personalidade forte carrega consigo a responsabilidade de criar com ajuda de sua mãe a pequena Estela, tem como referência e na genética mulheres que como ela são exemplos de mulheres fortes e determinadas.
DIRCE NUNES A ETERNA DIRCINHA, PROFESSORA E DIRETORA, SUA VOZ INCONFUNDÍVEL SOOU POR QUASE 03 DÉCADAS PELOS CORREDORES DA ESCOLA MONSENHOR LEITÃO.
Quem conhece ou viveu o tempo escolar dos anos 70, 80 e 90 na Escola Monsenhor Leitão, vivenciou uma época que o acesso a educação era algo mais difícil, que estudar ainda não era considerado um direito até o final dos anos 80, sendo esse direito garantido a partir da constituição de 1988, e nesse período já existia uma mulher que garantiu a muitas crianças e adolescentes o direito de estudar, entregando-se a mais linda profissão e atuando por quase 03 décadas em uma única escola, a Escola Municipal Monsenhor Leitão.
Dirce Nunes mais conhecida como Dircinha foi referência como diretora do Grupo Escolar Monsenhor Leitão, nome da escola naquela época. Sua passagem por essa escola foi tão marcante que a mesma era chamada na época de escola da Dircinha, muitos que passaram por lá, seja como alunos ou professores sabem o quanto essa mulher representou para a educação no município e como a sua personalidade e sua maneira de ensinar ou dirigir a instituição ficaram marcadas.
Uma diretora séria e linha dura com uma voz rouca a gritar pelos alunos para ficarem em sentido e sinal de respeito para cantar o hino nacional brasileiro antes de entrar na sala de aula, sua dedicação e preocupação em formar verdadeiros cidadãos eram exigências dela que os alunos soubessem a letra e o significado de cada estrofe para a história do país.
Dircinha foi e será para aqueles que a conheceram uma grande referência de mulher professora e diretora, pois possivelmente daquela escola que ela atuou por décadas saíram grande profissionais que hoje lembram com saudades daqueles ensinamentos e daquela época em que estudar era um luxo e que a escola e os professores eram autoridades máximas.
.Uma diretora séria e linha dura com uma voz rouca a gritar pelos alunos para ficarem em sentido e sinal de respeito para cantar o hino nacional brasileiro antes de entrar na sala de aula, sua dedicação e preocupação em formar verdadeiros cidadãos eram exigências dela que os alunos soubessem a letra e o significado de cada estrofe para a história do país.
Dircinha foi e será para aqueles que a conheceram uma grande referência de mulher professora e diretora, pois possivelmente daquela escola que ela atuou por décadas saíram grande profissionais que hoje lembram com saudades daqueles ensinamentos e daquela época em que estudar era um luxo e que a escola e os professores eram autoridades máximas.
LESSANDRA UMA MULHER QUE VIVE A PALAVRA DE DEUS, É EXEMPLO PARA AS MULHERES POR ELA LIDERADA E ORGULHA-SE DE TRABALHAR PARA A OBRA DO SENHOR.
Lessandra Alencar de Albuquerque Augusto, filha de Raimundo Pinto Albuquerque e Tereza Maria de Alencar Albuquerque. Casada com Cid Oscar Augusto Junior, tem 02 filhos Cintia e Tiago.
Lessandra e o esposo vieram assumir o campus de Nova Russas da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira desde o dia 06 de Janeiro de 2001, quase vinte anos pastoreando ao lado do esposo e sendo responsável pelo ministério de mulheres da congregação.
De acordo com a mesma, ela amou a cidade assim que a conheceu, foi amor a primeira vista. Mas por trás dessa afinidade com o lugar existe algo bem maior e sobrenatural do que a vã filosofia humana possa explicar, para ela existiu um propósito de Deus para que ela e sua família viessem a essa cidade.
Quando chegou em Nova Russas estava passando por um processo de depressão pela perda de um filho, tomava remédios controlados e mesmo com sua fé naquele que tudo pode não tinha forças para mudar aquele quadro. Viu a oportunidade de liderar com o esposo o campus de Nova Russas como um chamado, pois seu desafio não era superar suas dores, era ajudar mulheres dessa cidade a superarem e vencerem pela fé a mesma doença que a cometera, a depressão.
Lessandra ressalta que é a sua fé nesse Deus que ela serve que lhe dá força para vencer diariamente os obstáculos e as dificuldades que é liderar um rebanho tão grande de fiéis, mas ela relata que sua alegria é ver famílias, jovens e mulheres se rendendo ao Senhor e é isso que a faz querer mais e mais continuar no caminho que escolhera, pois foi criada em lar cristão e teve na sua mãe a inspiração de mulher forte e temente a Deus, e essa mulher carrega consigo muita fé, gratidão e uma história de amor e dedicação ao Senhor.
MARIA DO SOCORRO RODRIGUES, A ETERNA MARIA DA BOUTIQUE, MIGROU DE SUA TERRA NATAL EM SANTA QUITÉRIA, CONSOLIDANDO SUA VIDA NA CIDADE DE NOVA RUSSAS.
Maria do Socorro Rodrigues, mais conhecida como Maria da Boutique completou no último dia 03 de Março 82 anos. Migrou de sua cidade natal Santa Quitéria ainda menina, sua mãe viúva veio para a cidade de Nova Russas com ela e seus 08 irmãos. Passou muitas dificuldades sem a figura paterna que os deixou tragicamente após ser picado por uma cobra venenosa.
Cresceu, tomou para si a responsabilidade de cuidar e ajudar a mãe com seus irmãos, com pouco estudo pois não teve a oportunidade de estudar, tendo que começar a trabalhar muito cedo em lojas na cidade onde conseguiu com o suor do seu trabalho e sua história de anos e dedicação ao comércio ser uma das mulheres comerciantes mais antigas e conhecidas da cidade.
Maria começou sua trajetória trabalhando como vendedora nas lojas de comerciantes locais como Chico da Loja e José Martins, onde aprendeu a arte de vender e negociar fazendo com que os clientes a procurassem e a seguissem sempre que mudava de loja. Na década de 80 trabalhou com o saudoso Dr. Alípio em uma fábrica, dividia com ele as vendas de alguns produtos, certo dia falou para ele que iria seguir sozinha, tendo do amigo o apoio que precisava para começar seu próprio negócio
Mãe adotiva da advogada Kilvia, não esconde o orgulho de ter tomado a decisão de pegar aquela menina para criar, sua filha e suas netas a ajudam a superar os últimos acontecimentos de sua vida. Em 2015 sofreu um sério acidente ficando acamada por mais de 02 meses, aquela situação de dependência a deixaram muito triste se estendo para um quadro de depressão.
Uma mulher acostumada a ter o controle da situação resolver sua vida e de outros, mesmo com idade avançada não suportou ficar limitada a sua casa. Mas Maria hoje está bem, está sempre indo a sua loja, ajuda em casa e não pára, ela diz que precisa de movimento e de algo para ocupar o tempo e sua mente. Dona Maria é um exemplo de mulher que mostra que o trabalho é o combustível para alcançar tudo que sonhamos e necessitamos para se ter uma vida digna.
Lessandra e o esposo vieram assumir o campus de Nova Russas da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira desde o dia 06 de Janeiro de 2001, quase vinte anos pastoreando ao lado do esposo e sendo responsável pelo ministério de mulheres da congregação.
De acordo com a mesma, ela amou a cidade assim que a conheceu, foi amor a primeira vista. Mas por trás dessa afinidade com o lugar existe algo bem maior e sobrenatural do que a vã filosofia humana possa explicar, para ela existiu um propósito de Deus para que ela e sua família viessem a essa cidade.
Quando chegou em Nova Russas estava passando por um processo de depressão pela perda de um filho, tomava remédios controlados e mesmo com sua fé naquele que tudo pode não tinha forças para mudar aquele quadro. Viu a oportunidade de liderar com o esposo o campus de Nova Russas como um chamado, pois seu desafio não era superar suas dores, era ajudar mulheres dessa cidade a superarem e vencerem pela fé a mesma doença que a cometera, a depressão.
Lessandra ressalta que é a sua fé nesse Deus que ela serve que lhe dá força para vencer diariamente os obstáculos e as dificuldades que é liderar um rebanho tão grande de fiéis, mas ela relata que sua alegria é ver famílias, jovens e mulheres se rendendo ao Senhor e é isso que a faz querer mais e mais continuar no caminho que escolhera, pois foi criada em lar cristão e teve na sua mãe a inspiração de mulher forte e temente a Deus, e essa mulher carrega consigo muita fé, gratidão e uma história de amor e dedicação ao Senhor.
MARIA DO SOCORRO RODRIGUES, A ETERNA MARIA DA BOUTIQUE, MIGROU DE SUA TERRA NATAL EM SANTA QUITÉRIA, CONSOLIDANDO SUA VIDA NA CIDADE DE NOVA RUSSAS.
Maria do Socorro Rodrigues, mais conhecida como Maria da Boutique completou no último dia 03 de Março 82 anos. Migrou de sua cidade natal Santa Quitéria ainda menina, sua mãe viúva veio para a cidade de Nova Russas com ela e seus 08 irmãos. Passou muitas dificuldades sem a figura paterna que os deixou tragicamente após ser picado por uma cobra venenosa.
Cresceu, tomou para si a responsabilidade de cuidar e ajudar a mãe com seus irmãos, com pouco estudo pois não teve a oportunidade de estudar, tendo que começar a trabalhar muito cedo em lojas na cidade onde conseguiu com o suor do seu trabalho e sua história de anos e dedicação ao comércio ser uma das mulheres comerciantes mais antigas e conhecidas da cidade.
Maria começou sua trajetória trabalhando como vendedora nas lojas de comerciantes locais como Chico da Loja e José Martins, onde aprendeu a arte de vender e negociar fazendo com que os clientes a procurassem e a seguissem sempre que mudava de loja. Na década de 80 trabalhou com o saudoso Dr. Alípio em uma fábrica, dividia com ele as vendas de alguns produtos, certo dia falou para ele que iria seguir sozinha, tendo do amigo o apoio que precisava para começar seu próprio negócio
Mãe adotiva da advogada Kilvia, não esconde o orgulho de ter tomado a decisão de pegar aquela menina para criar, sua filha e suas netas a ajudam a superar os últimos acontecimentos de sua vida. Em 2015 sofreu um sério acidente ficando acamada por mais de 02 meses, aquela situação de dependência a deixaram muito triste se estendo para um quadro de depressão.
Uma mulher acostumada a ter o controle da situação resolver sua vida e de outros, mesmo com idade avançada não suportou ficar limitada a sua casa. Mas Maria hoje está bem, está sempre indo a sua loja, ajuda em casa e não pára, ela diz que precisa de movimento e de algo para ocupar o tempo e sua mente. Dona Maria é um exemplo de mulher que mostra que o trabalho é o combustível para alcançar tudo que sonhamos e necessitamos para se ter uma vida digna.
SOCORRO CAMELO A FÉ EM DEUS É A MARCA REGISTRADA DESSA MULHER QUE TEM NA FAMÍLIA SUA GRANDE INSPIRAÇÃO .
Maria do Socorro Camelo é uma mulher que possivelmente é inspiração para outras mulheres, sua fé é citada por a mesma como inabalável. Em 2014 foi diagnosticada com um câncer de ovário. De acordo com a mesma, ao receber do oncologista a notícia e o resultado do câncer não se abalou, diz que ao sair da clínica, olhou para o céu e murmurou uma oração a Deus.
E disse: " Meu Senhor e meu Deus, você dá e você tira seja feita a vossa vontade e não a minha. Se for da sua vontade me capacite espiritualmente para que fisicamente eu não desfaleça e perca a minha fé em Vós (Socorrinha Camelo)".
E desse dia em diante já são quase 06 anos de luta constante com a doença, passou por seis cirurgias realizadas com muito sucesso e faz acompanhamento periódico.
"Se estou viva posso afirmar é porque sou resultado de um milagre de Deus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Deus me deu duas sobrevidas, diz a mesma." Sua confiança e sua fé são armas suficientes para vencer todos os obstáculos impostos pela vida. Outra grande prova que a abalou foi a perda de sua irmã e companheira em 2018, aquela que cuidou e a ajudou a criar seus filhos Junior e Jussara, uma perda sentida por ela e todos da família e os muitos amigos que choraram com ela essa dor.
"Se estou viva posso afirmar é porque sou resultado de um milagre de Deus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Deus me deu duas sobrevidas, diz a mesma." Sua confiança e sua fé são armas suficientes para vencer todos os obstáculos impostos pela vida. Outra grande prova que a abalou foi a perda de sua irmã e companheira em 2018, aquela que cuidou e a ajudou a criar seus filhos Junior e Jussara, uma perda sentida por ela e todos da família e os muitos amigos que choraram com ela essa dor.
Mesmo com toda essa luta é admiravel essa Fé que move essa mulher, pois ela afirma ainda que é uma força que brota do coração. " Nada me perturba, pois tenho Deus que me ama e eu o amo acima de tudo."
Outro sentimento que transborda dessa mulher guerreira, é a gratidão.
Outro sentimento que transborda dessa mulher guerreira, é a gratidão.
" Agradeço a Deus em primeiro lugar e as orações que vieram a mim de todos aqueles que imploram a piedade Divina por mim. A minha família, meu esposo Ademir, meus filhos Ademir Júnior e Jussara, ao meu genro Marco Júlio. Meus irmãos, Sobrinhos e amigos, e a minha neta Maria Júlia meu anjo de candura.(Socorro Camelo)".
Uma trajetória longa, uma história de fé, amor e graditão a Deus, mesmo diante de todas as adversidades essa mulher só tem motivos para adorar e louvar a Deus, e ela faz e vive como Jó que não abandonou o seu Deus mesmo diante das perdas e das doenças que sobreveio a ele, Jó somente orava e adorava e Deus ouviu seus clamores, livrando-o de todo mal que o acometera, assim será para Socorrinha Camelo.
"E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. "Jó 42:10
RAQUEL MENDES MARTINS, UMA MULHER COM A GENÉTICA DE UMA DAS MAIORES ESCRITORAS DO MUNICÍPIO SEGUE OS PASSOS DE SUA GENITORA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E NO AMOR POR ARTE DE ESCREVER.
Raquel Mendes Martins de Sousa carrega em seu sangue uma das maiores heranças da história da educação e da medicina no município, filha de duas grandes personalidades que deixaram muita história e representatividade, Zilmar Mendes Martins, professora, escritora e poetisa e o conceituadíssimo médico Dr Oswaldo Martins, ambos in memória.
Raquel Mendes seguiu os passos de sua mãe como professora, casada com José Gonçalves de Sousa, juntos tiveram 03 filhos, Oswaldo de Sousa Martins Neto (In memória) Iris Martins Martins de Sousa e Adele Martins de Sousa. Uma mulher forte que guarda no coração a saudade e as lembranças dos ensinamentos dos pais Dona Zilmar Mendes e Dr. Oswaldo.
Além das saudades dos genitores Raquel foi marcada com uma trajedia, a perda de um filho, seu filho Osvaldo faleceu aos 23 ano de idade, estava cursando o último semestre de Agronomia na UFC, mas quis o senhor chamá-lo tão precocemente deixando aqui uma mãe, dilacerada pela dor.
Hoje sua dor é amenizada pelas lembranças do filho amado e por o orgulho que tem de suas filhas, mulheres que assim como ela buscaram seu espaço como profissionais. Sua filha Íris Martins de Souza Castro é formada em Letras pela UECE , funcionária pública do estado, atualmente aprovada no mestrado pela UECE. Adele Martins de Souza, enfermeira formada na Ude Fortaleza, atualmente , integra a equipe de Saúde da Família do Alto da Boa Vista como enfermeira.
Uma família de Histórias que traz muitas mulheres na sua genealogia, outros personagens que perpetuarão o nome da família Mendes Martins nas gerações futuras. Hoje Raquel é uma das responsáveis por manter a história dos seus ilustres pais, ela dedica parte de seu tempo a cuidar de um pequena sala museu feito por ela mesma na casa de sua família. Um riquissimo acervo de poesias, partiduras e escritos de sua mãe Zilmar Mendes, assim como objetos usados por seu pai que foi um dos médicos pioneiros na cidade, lembranças que dão orgulho a uma mulher que possivelmente ficará registrada nesse arsenal do seu pequeno museu particular.
SÔNIA ROCHA, UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO. UMA MENINA QUE FICOU ORFÃ DE PAI E ABANDONADA POR A MÃE, VENCEU TODAS AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELA VIDA.
Sônia Rocha uma mulher linda e madura, tem uma vida financeira instabilizada, casada com o empresário Raimundo Dourado, mãe de Sávio Rocha e Bárbara Rocha, uma mulher de sorriso largo que junto com o marido administra os negócios e os empreendimentos.
Quem vive socialmente com ela não sabe que por trás de todo sucesso nos negócios da família há uma história de lutas, de tristezas de perdas e abandono.
Ainda muito pequena sua mãe abandonou ela e seus dois irmãos, deixando-os com o pai partiu para nunca mais voltar. Antônio Cândido seu genitor fez o papel de pai e mãe para as 02 crianças que ficaram com ele, pois a mais nova havia sido deixada por sua mãe com uma parente, ficando aquele homem com um menino e uma menina para cuidar, alimentar e educar.
Ainda muito pequena sua mãe abandonou ela e seus dois irmãos, deixando-os com o pai partiu para nunca mais voltar. Antônio Cândido seu genitor fez o papel de pai e mãe para as 02 crianças que ficaram com ele, pois a mais nova havia sido deixada por sua mãe com uma parente, ficando aquele homem com um menino e uma menina para cuidar, alimentar e educar.
Os tempos eram muito difíceis e seu pai sem condições de cuidar dos filhos e com a saúde debilitada veio a falecer, deixando uma menina quase mocinha e um adolescente a mercê da vida e dos cuidados de parentes. O casal de irmãos após a morte do pai ficaram com uma tia, mas como a tia também tinha muitos filhos para cuidar não foi possível criar os sobrinhos e os dois partiram para casa de outros parentes em outra cidade.
Lá cresceram, estudaram e ambos casaram-se, Sônia casou-se com Raimundo Dourado e juntos começaram a lutar por condições vida melhores. Retornou a Nova Russas com seu esposo. Seu marido muito empreendedor começou a fazer negócios na cidade. Hoje as dificuldades e sofrimentos vividos por essa mulher são marcas deixadas no passado, mas que servem para refletir que tudo na vida passa, que Deus é o único responsável por nossas vitórias.
VANDA CALAÇA MONTEIRO UMA MULHER CHEIA DE CORAGEM QUE LUTA POR SUA COMUNIDADE, A LOCALIDADE DE NOVA BETÂNIA.
Vanda Calaça Monteiro da Silva, filha de Antônio Monteiro Melo Neto e Maria Calaça Monteiro Veras, casada com Antônio Jorge André da Silva onde juntos têm dois filhos, Larissa Monteiro Silva 23 e Antônio Abraão Monteiro da Silva 18 anos. Professora e vereadora suplente do município.
Iniciou o magistério no ano de 1994, dando aula para crianças, uma profissional que sempre abraçou sua profissão com empenho e satisfação, pós graduada em Geo História, a líder comunitária é uma mulher forte com uma postura altiva e dona de um carácter invejável.
Vanda Calaça, sempre foi muito prestativa na sua comunidade, sempre procurou ajudar a resolver os problemas que afetam a vida coletiva, buscando melhorar e ajudar na qualidade de vida do povo de sua localidade.
Uma mulher forte que não mede esforços para ir em busca de uma vida melhor para aqueles que como ela vivem em um pequeno povoado, que precisam e necessitam de auxílio e uma mão amiga. Uma líder, uma mulher digna que sem sombras de dúvidas merece ser chamada de uma grande mulher.
" Sou suspeita para falar, mas a Vanda para mim é como uma irmã, desde que se casou com meu irmão passou a ser muito querida por todos da nossa família. É uma mulher muito honesta, justa e responsável. Gosta muito de cuidar dos outros, principalmente das crianças. (Neusinha, cunhada)".
VITALINA DIAS ROSA, TEM COMO REFERÊNCIA DE MULHER A SUA SAUDOSA MÃE RAIMUNDA ELZA DIAS RODRIGUES.
Vitalina Rosa uma mulher conhecida na sociedade novarussense por sua elegância e postura, uma mulher fina, educada e elegante. Filha de Apolônio Rodrigues de Paiva e Raimunda Elza Dias Rodrigues (In memória).
Sua mãe foi sua referência e espelho para lidar com as adversidades e os problemas diários. Ela lembra de sua mãe como uma mulher forte e ao mesmo tempo frágil, foi também uma mulher a frente do seu tempo e uma pessoa muito humilde.
Profissionalmente é professora formada em História e Geográfia, foi secretária de educação de 2008 a 2009, coordenadora do Cras Rodolfo Filho em 2019, hoje está alocada na Casa dos Conselhos Municipal. É casada com Manoel Francisco Ribeiro Rosa, mãe de Luanda Rosa, Harley Rosa e Yuri Rosa, tem dois netos que são seus xodós, Neto Rosa e Maria Carolina.
Quem ver Vitalina sorrindo ou participando de eventos na sociedade imagina que ela vive uma vida sem problemas, essa mulher luta diariamente com seus medos, suas inseguranças suas lutas, ser forte é necessário para que consiga lutar e apoiar o esposo e ajuda-lo a superar os seus próprios medos. Mulher religiosa e dedicada encontra na sua fé e em suas orações alento para confortar seu coração. Uma mulher de fibra que não se ver como frágil diante das batalhas que surgem no dia a dia.
NOTA DA AUTORA:
Essa segunda edição de Mulheres de Nova Russas, diferente da primeira foi bem mais intensa, pude trazer algumas histórias de mulheres públicas, mulheres anônimas mulheres que representaram e fizeram e fazem parte da vida de muitas pessoas aqui em nossa cidade.
Para mim é muito satisfatório falar dessas mulheres, ao abordar em minha página sobre essa matéria, recebi inúmeras sugestões, algumas foi possível atender, outras seguir o critério do acesso as informações que tenho de conhecimento sobre algumas aqui citadas, que sei que não só por a minha percepção, mas por quê cada uma delas são importantes para nós em nossa sociedade
Agradeço aqueles que opinaram sobre trazer minha própria história, tenho certeza que não faltará oportunidade para mostrar para todos quem sou eu, e como eu construí a minha história como mãe, como profissional e como MULHER e como me orgulho de ser a mulher que sou hoje.
Nesse dia de homenagens, quero homenagear a todas as mulheres de nossa cidade, de nosso estado, de nosso país e de muitos países que visitam minha página, pode ter certeza que faço por amor, cada palavra é movida por algo que não sei explicar,uma pequena entrevista ou uma mensagem mandada via whast App transformam-se nessas histórias lindas, agradeço a Deus pelo dom de escrever e retratar aqui através de palavras histórias emocionantes de grandes mulheres.
Feliz Dia da Mulher.
Sol Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário