quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Agência do Banco do Nordeste de Nova Russas: Desrespeito, Falta de Orientação e Atendimento Prioritário a Pessoa Idosa.

Os Idosos de Nova Russas São Vítimas Fáceis Nos Caixas Eletrônicos Por Falta de Orientação e Acompanhamento Por Parte Das Agências.


Todo início e fim de mês as agências dos Bancos existentes no município de Nova Russas ficam lotadas por serem datas que a maioria dos idosos residentes na sede e no interior, fazem a retirada dos seus benefícios. É natural que as filas nessa época do mês fiquem extensas não só por a quantidade de idosos, mas por também serem datas de pagamentos e compromissos da população em geral.

Na manhã dessa quarta feira 29 de Janeiro as filas dos Caixas Eletrônicos da Agência do Banco do Nordeste de Nova Russas encontrava-se extensa e com a presença de muitos idosos aguardando para retirarem seus benefícios. Além dos idosos era possível ver dezenas de pessoas aguardando para realizarem seus saques pagamentos e outras atividades no único caixa eletrônico que funcionava naquele momento. (Na agência constam 04 caixas eletrônicos)

E como o mundo é dos espertos e o ser humano está a cada dia mais preocupado com seu umbigo e comer seu pirão primeiro, os que tinham conhecimentos passavam a frente sem remorso algum, enquanto dezenas de idosos(as) aguardavam pacientemente alguém para fazer o atendimento ou uma pessoa de bem  para fazer o processo por eles.

E por falar em uma pessoa de bem que pudesse fazer o processo de retirada de dinheiro, estava no caixa eletrônico um jovem fazendo esse serviço, ao ser questionado por está fazendo um trabalho que não lhe competia o rapaz imediatamente se retirou, o mesmo estava vestindo uma camisa da empresa de transportes da cidade (Cooperativa). De acordo com uma senhora que estava na fila, ela já estava a mais de 02 horas aguardando alguém para ajuda-la e não aparecia ninguém.

O gerente da Agência veio até os caixa para resolver um problema, foi perguntado a ele qual a solução para aquela situação em que se encontrava aqueles idosos, foi colocado para o mesmo a ausência de pessoas para orienta-los e ajuda-los, pois eles não sabiam usar o caixa eletrônico. O gerente rispidamente informou que os caixas eletrônicos eram para AUTO ATENDIMENTO, e que não poderia fazer nada, que no banco existia os caixas internos que tinham a função de prioridade para a pessoa idosa.

É de conhecimento de todos alguns fatos que aconteceram em agências bancárias em que idosos são lesados e enganados em caixas eletrônicos por solicitarem a ajuda de estranhos, assim como é orientação de todas as agências bancárias que o cliente não aceite ou solicite ajuda para fazer qualquer transação bancária. Assim infelizmente os idosos de Nova Russas são presas fáceis para estelionatários  e pessoas de má fé que usam o conhecimento de saber manusear um caixa eletrõnico para tirar dessas pessoas o pouco que elas tem, que é a sua abençoada aposentadoria. 

Então fica a pergunta. Por quê as agências não disponibilizam funcionários nos caixas eletrônicos na parte externa da agência para atender os clientes que têm dúvidas ou que não sabem usar os caixas eletrônicos, que no caso os mais idosos? 

O Estatuto do Idoso Uma Lei Que Trata dos Direitos da Pessoa Idosa.

A Lei 10.741 de 2003 tem como objetivo regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. De acordo com o Estatuto o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

A Lei classifica ainda de quem é a obrigação de garantir a pessoa idosa o acesso a seus direitos e as políticas públicas para o mesmo, o estatuto define que é dever da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Dentre essas garantias está prevista nessa lei a garantia de prioridade onde compreende -se que o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população é direito da pessoa com idade de 60 ou superior a mesma e está prevista em lei; Ou seja entende-se que de acordo com a Lei o Banco do Nordeste da cidade de Nova Russas está infringindo e sendo negligente no que tange o direito de prioridade e atendimento imediato a pessoa idosa, pois mesmo que os caixas eletrônicos sejam de auto atendimento todo idoso tem o direito de ser atendido imediatamente não importa qual a circunstância e as normas da instituição.

Nota da Autora:

Fui a agência do Banco do Nordeste fazer uma transação e me deparei com o caos de uma instituição financeira que vem crescendo ao longo dos anos no Brasil, é de conhecimento de todos que o banco do Nordeste vem ganhando cada dia mais espaço e fazendo cada dia mais  parte da vida dos nordestinos. 

Infelizmente hoje não tive uma experiência nada agradável com essa instituição. Ver aqueles idosos em pé em uma fila, sendo deixados para trás por as pessoas, sem nenhuma organização de fila, sem nenhuma orientação me deixou indignada, o que mais me chamou a atenção foi ver os mais espertos passarem a frente e os idosos ficando para trás calados sem ninguém para falar por eles.

Fiquei revoltada e me dirigir ao guarda para saber dele sobre aquela situação, ele pediu pra que eu falasse com o gerente e me apontou o mesmo, fui até o cidadão e com muita educação questionei sobre a situação dos idosos e ele tratou-me de forma rispida e respondendo como relatado acima na matéria.

Como todos sabem sou Assistente Social e tudo que diz respeito a direitos principalmente com pessoas idosas me chama atenção. Não poderia deixar de me manifestar junto aquelas pessoas, somos cidadãos merecemos respeito e nossos idosos estão protegidos por lei, só resta a população abrir a boca e não aceitar calado imposições feitas por instituições financeiras que acham que são donas do mundo.

Sol Rocha.

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