Professores de Nova Russas se Desdobram Para Continuar a Oferecer Um Ensino Digno a Estudantes de Forma Remota e a Desvalorização da Classe Pelo Ministro da Educação.
Esses profissionais definidos como professores veem sofrendo ao longo desses mais de 07 meses mutações, pois muitos tiveram que se reinventar, se reconstruirem e se repaginarem para conseguirem realizar o trabalho de docentes. Além de aprenderem novas técnicas de ensino no modo remoto e on line eles tiveram que aprender ou se adptar a tecnologia para continuar a exercer o seu papel de transformador de vidas.
Não bastasse esses heróis terem que se desdobrar para apresentar um conteúdo didático que possa prender crianças e adoelscentes na frente de um celular ou de um computador a classe profissional vem sofrendo inumeros ataques por parte de um minoria que acha que professor está ganhando sem trabalhar. Infelizmente esse pensamento repulsivo não parte somente dessa minoria, mas também daquele que deveria defende-los e representar como é o caso do novo ministro da educação Milton Ribeiro.
Em uma entrevista ao Jornal Estado de São Paulo o ministro da educaçao Milton Ribeiro que é terrivelmente evangélico declarou que" Hoje ser professor é ter quase uma declaração de que a pessoa não conseguiu fazer outra coisa." Essa afirmação equivocada do ministro causou revolta em muitos profissionais da área da educação nos principais meios de comunicação e mídias sociais.
Nova Russas apresentou o mais seleto e competentes Professores da Rede Pública e da Rede Privada que se Descaram no Ensino a Distãncia .
Falando em ensino a distância ou ensino remoto, os professores municipais e da rede privada de Nova Russas se destacaram nas redes sociais apresentando um excelente trabalho, que regado a muita criatividade e amor chamaram a atenção nas redes com seus vídeos.
Uma dessas profissionais é a professora Ivanilda Lopes da Silva e Abreu que vem se destacando com seus vídeos alegres e coloridos, feito com muito amor dedicação e profissionalismo de uma amadora cinematografica que teve que aprender e se adequar a tecnologia. Ivanilda é professora da Rede de ensino municipal, professora do ensino infantil e nível fundamental, dar aulas na localidade de Piçarreira e Boa Esperança. Formada em pedagogia pela UVA em 2002, com habilitação em biologia, uma profissional dedicada e que estudou para passar conhecimento e mostrar através da educação que se consegue chegar mais longe e alçar grandes voos, basta querer e fazer diferente.
Outra personalidade que vem se destacando como uma artista no ensino infantil da creche Chapeuzinho Vermelho, apresentando desenvoltura na frente das cameras é a professora Leila Maria Pinto de Melo, uma jovem que traz na sua história o exemplo de professora que foi sua querida mãe in memória (Professora Lídia). Herdar o amor pela educação é o que entendemos por hereditariedade. Leila Pinto em seus vídeos possivelmente consegue chamar atenção de seus pequenos deixando-os com gostinho de quero mais.
Falar de criatividade e amor ao que faz é lembrar da Tia Lió, uma figura doce e que nasceu para cativar seus pupilos por meio da docência e acima de tudo ser competente para se destacar e ser uma das professoras mais queridas, tanto pelo corpo docente da Escola Modelo de Nova Russas, como por os alunos que estão ou que já passaram por sua sala de aula. Maria Lionete da Silva Lopes formada em Lincenciatura em Hisória pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), desde 1994 trabalha como professora, começou na Escola Monsenhor Morais, posteriormente deu aulas na Escola de 1º Grau Gonçalo Mourão e Alfredo Gomes, passando por a Escola Cornélio Rosa e monsenhor Leitão. Em 2000 foi para o ensino privado lecionando no Educandário João De La Salles ainda pela rede estadual no Colégio Estadual Olegário Abreu Memória, atualmente encanta os seus alunos na Escola Modelo de Nova Russas. Uma professora que traz em sua essência o Amor a arte de ensinar e formar caracters de futuros e brilhantes cidadãos.
A mais jovem descoberta com talento para ensinar e lidar com os pequeninos está em formação na profissão como professora. Mariana Estácio mostrou que será uma grande mestre se destacando com suas apresentações em seus vídeos também pra lá de criativos e animados para os bambinos da creche Chapeuzinho Vermelho. Mariana Estácio apesar de muito jovem mostrou para o que veio e para onde quer ir, a pandemia não a impediu de trazer um dos mais brilhantes materiais didáticos para as crianças do ensino infantil.
NOTA DA AUTORA:
Hoje quero parabenizar esses heróis e heroinas que veem se destacando como professores, mesmo sendo maltrados, massacrados e desvalorizados. Profissionais que tem como missão plantar o conhecimento e formar milhares de outras profissões. Professores e professoras rogo a DEUS que um dia vocês sejam agraciados com reconhecimento e honrados como vocês merecem. ´Ser professor não é somente Ensinar, é se ter o Dom de plantar a semente do conhecimento e fazer com que o receptor dessas sementes germinem, cresçam e deem bons frutos.
Em nome dessas figuras e personagens citadas nessa matéria eu parabenizo todos os profissionais da educação, gostaria de falar e citar todos aqueles que conheço e que trabalham como educadores, mas tenho certeza que essas meninas representam muito bem a categoria, dos mais jovens ou aquelas que estão na estrada a muito tempo e ainda aqueles e aquelas que com certeza se inspirarão nelas para seguir o mesmo caminho.
Sol Rocha
FONTE:
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/09/ministro-da-educacao-diz-nao-ter-responsabilidade-sobre-volta-as-aulas-e-desigualdade-educacional.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário