quarta-feira, 6 de maio de 2020

Novarussenses Estão Retornando a Terra Natal Em Plena Crise do Covid 19: Viajando Em Vans do Rio de Janeiro Clandestinamente.

A Crise do Corona Vírus e o Retorno a Terra Natal Que Pode Custar Muito Caro Para Familiares e a População de Nova Russas.
Rocinha e Rio das Pedras. Fonte Google imagens

A Primeira semana de maio tem sido difícil para os brasileiros, atualmente o quadro de infectados e mortos no Brasil está subindo assustadoramente, alguns Estados apresentam a capacidade dos leitos disponíveis praticamente atingida os 100%. De acordo com alguns noticiários os pequenos municípios do Brasil já começaram a apresentar seus dados do COVID 19 de forma preocupante. 

O Estado do Ceará vem sofrendo com a proliferação do COVID 19, tornando-se o terceiro estado do Brasil com mais casos de infectados e mortes por o corona vírus. Desde o inicío da Pandemia a cidade de Nova Russas por meio do prefeito Rafael Pedrosa e a secretaria de saúde do município vem trabalhando arduamente para que esse vírus não chegasse ao município, apresentando meios de prevenção, aplicando as medidas de acordo com os decretos estipulados pelos entes Estadual e Federal, conscientizando a população por seus meios de comunicação a importância do isolamento social dentre outras ações que poderiam retardar a chegada da doença na cidade.

Infelizmente não foi possível realizar o milagre de tornar Nova Russas imune ao Covid 19, depois de tanto esforço o município hoje registra 20 suspeitos com a doença, 01 óbito e 03 casos confirmados. Diante desse cenário a população encontra-se assustada, mas mesmo com esses dados que não adianta questionar como, quando e quem trouxe o vírus para a cidade, algumas pessoas não conseguem cumprir de forma correta o isolamento social e as medidas impostas pelas autoridades.

Outro grande problema que vem sendo registrados nas redes sociais via WhatsApp é noticia de pessoas chegando a cidade de outros estados de forma ilegal, adentrando na  mesma pela madrugada. Segundo informações os conterrâneos novarussenses estão retornando a terra natal de outros estados, principalmente da cidade do Rio de Janeiro.

A Rocinha e Rio das Pedras são consideradas territorialmente pelos cariocas o reduto do povo Cearense na grande cidade maravilhosa. A migração para outros estados foi a única forma que o nordestino encontrou para ter melhores condições de vida e oportunidades de trabalhos, nos últimos anos diante da crise que o Brasil vem passando, principalmente no Rio de Janeiro, centenas de famílias estão retornando as suas origens e voltando para suas cidades, pois a grande capital carioca já não oferece as mesmas condições como antes.

A crise econômica nesses estados como Rio e São Paulo se agravou com a situação do corona vírus no país, desemprego, comércio fechado desencandeou o medo em algumas pessoas que optaram em voltar para suas cidades de origens. Com a paralisação dos transportes no Brasil, algumas pessoas estão optando em viajar em vans que estão fazendo viagem diretamente para Nova Russas assim como para outros estados do nordeste como Paraíba, segundo informações essas vans estão saindo dos bairros da Rocinha e Rio das Pedras cheias de pessoas que estão vindo para as cidades do interior do Ceará, especificamente para Nova Russas.

A grande preocupação não somente com as condições em que viajam essas pessoas nesses transportes ilegais, assim como o que as mesmas podem trazer em suas bagagens, que não é somente a saudade da terra amada e de seus familiares, mas algo que pode fazer mal as suas famílias como a toda a população, pois sabe-se que esse vírus se prolifera de forma rápida e pode custar muitas vidas. 

Mas existe um questionamento diante dessa situação, como está funcionando as fronteiras que ligam as entradas e saídas desses Estados e as que dão acesso ao Estado do Ceará? O que está acontecendo que esses transportes estão chegando aos seus destinos sem nenhum problema?  

Sol Rocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...