Praça Gregório Martins, a Praça dos Torres Um Local Cuidado e Revitalizado Por Moradores é Violado e Roubado.
Fonte: Facebook Adriana Castro |
A Praça Gregório Martins, mais conhecida como praça dos Torres fica localizada em um dos endereços mais tradicionais da cidade, bairro que abriga pessoas conhecidas e residências antigas, endereço que também fica localizado uma das escolas mais tradicionais do município, a escola modelo de Nova Russas.
Moradores que residem ao redor da praça são os responsáveis em cuidar e faze-la uma das praças mais bonitas e bem cuidadas da cidade, em 2017 a praça, passou por um processo de revitalização, iniciativa dos próprios moradores que contribuíram com a reforma da mesma. Reforma essa que teve como objetivo oferecer um lazer saudável aos moradores dessa região, assim como traduzir a história desse bairro e da praça como parte da história do município.
Fonte: Facebook Adriana Castro |
Muito bem cuidada a praça também apresenta pinturas de um artista local por nome Xavier Marques, trazendo em sua arte homenagem a uma das escritoras mais conhecidas do município a professora e poetisa Zilmar mendes Martins.
Espaço esse que também é cuidado coletivamente por moradores, onde dividiram canteiros ao longo da praça e cada família residente ao redor da mesma é responsável por cuidar do seu pedacinho, tornando assim um local agradável e muito limpo, com diversos tipos de plantas e flores, um verdadeiro jardim para ser apreciado por quem senta-se para bater papo ou para os amantes de esporte que usam esse espaço para fazer suas atividades físicas matinais ou no fim de tarde.
Infelizmente na madrugada desse sábado, esse reduto sagrado foi violado por vândalos que furtaram uma estátua que fazia os jardins da praça ficarem mais belos. Levaram por maldade a estátua de um cão dálmata, mimo comprado por a família responsável por um determinado canteiro da praça, que possivelmente não tem nenhum valor econômico para os que levaram, mas tem um grande significado para aqueles que cuidam e fazem desse local um bem para a natureza e para os que usufruem desse espaço sagrado.
Nota da Autora:
Se alguém fez isso por brincadeira e deseja reparar o mal, pode colocar a estátua no mesmo local que encontrou. Essa atitude irresponsável pode ter tirado desses moradores o prazer de cuidar daquilo que eles tanto amam.
Sol Rocha.
Fonte:
https://solrochanr.blogspot.com/2017/11/95-anos-de-historia-da-pequena-cidade.html
Tão lindo o cãozinho... mesmo de gesso.
ResponderExcluirDevolva. Pq vc levou????