sexta-feira, 26 de julho de 2019

50 ANOS DE EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE NOVA RUSSAS-CE

MEIO SÉCULO DE LUTAS NA PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE TRABALHADORES RURAIS E AGRICULTORES DO MUNICÍPIO.

Foto: Blog Jesus da Costa

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Russas, comemora nesse  dia 50 anos de existência. A História dessa entidade foi movida e marcada por grandes lutas, sendo essas lutas protagonizadas por grandes líderes sindicalistas que traziam consigo o desejo de ver a minoria representada de forma legal em relação a seus direitos sociais, assim como via-se a necessidade de se ter na cidade uma entidade responsável em promover os direitos e reivindicar todas as demandas relacionadas a classe trabalhadora rural do município.

Francisco Franciné da Costa
Foto: Blog Jesus da
Costa










1º Presidente do
Sindicato dos Trabalhadores
Sr João Evangelista Araújo
Fonte: Blog Jesus da Costa
Foto: Facebook Dácio (Filho)
João Pinto Neto

A História dos primórdios desse movimento sindical surgiu e foi criado no dia 26 de Julho de 1969, contando com a presença de 100 agricultores rurais, onde foi aprovado o Estatuto Social da entidade, seguindo as normas da carta sindical sob a lei de nº 4.214 de 1963. Nesse mesmo dia além da criação da fundação, foi eleita a primeira diretoria, tendo como primeiro presidente o Sr. João Evangelista Araujo. Contando-se na época com a presença do prefeito da cidade Sr. José Gonçalves Rosa , Francisco Soares Leitão (Pároco de Nova Russas), Raimundo de Paiva Sobrinho (Presidente da Câmara municipal de Nova Russas), Neumara Pedrosa (EMATERCE), George Mineiro Melo ( Presidente do STTR de Ipueiras).
Mesmo diante da implementação do regime militar no país, os sócios e  fundadores não desanimaram e lutaram por um sindicato combativo, traçando metas e criando metodologias de trabalho por seus respectivos líderes sindicais como : Francisco Franciné da Costa (In Memória), João Pinto Neto (In Memória), José Amadeu de Araújo, Olindino Pinto do Nascimento e tantos outros. 
José Amadeu de Araújo. Grande líder sindical e
Presidente da entidade nos
 primeiros anos da instituição
Esses importantes líderes em sua atuação tinham como desafios fazerem os agricultores (as) de Nova Russas se reconhecerem como atores importantes na sociedade novarussense e que juntos buscariam resolução dentro de seu próprio convívio até esgotar todas as possibilidades. Ninguém era maior, ou melhor, que ninguém, mas todos eram membros do grupo, que se ajudava mutuamente, com suas limitações, acertos e esperanças. E foi com o espírito de luta, coragem e muita determinação que foi implantado o fermento sindical no município de Nova Russas, baseado na teologia da libertação e nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBS. 


PARABÉNS AO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS E AGRICULTORES E AGRICULTORAS DE NOVA RUSSAS-CE, PELOS 50 ANOS DE MOVIMENTO E LUTA PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES DE NOVA RUSSAS.

Os movimentos sindicais no Brasil, atualmente estão passando por um processo de desvalorização, sendo necessário que essa força e esse movimento resgate o sentimento de luta, originada desde o início da  história do seu nascimento. 
História essa que nasceu da  resistência de centros organizadores dos assalariados,  que tinham como foco o combate à exploração capitalista, onde ao longo dos anos com o desenvolvimento do próprio sistema, eles se generalizam, atingindo outros setores econômicos. 
Para Marx, “se os sindicatos são indispensáveis para a guerra de guerrilhas cotidianas entre o capital e trabalho, são também importantes como meio organizado para a abolição do sistema de trabalho assalariado”. (Altamiro Borges)

FONTE:
50 ANOS, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE  NOVA RUSSAS. Fundação - 26/07/1969 ( Documento)
Origem e papel dos sindicatos: Altamiro Borges
Sol Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE!!!

Vila São Vicente de Paulo em Nova Russas- Ce: Preservar Patrimônio Histórico ou Preservar Vidas? O que mais Importa?

Quando o Poder Público Age com Prevenção a Vida de Famílias, Diante de Uma Tragédia Anunciada isto é Política Pública ou Destruição de um Pa...