quarta-feira, 4 de abril de 2018

EX PRESIDENTE LULA, MOCINHO OU BANDIDO? OITO ANOS DE PROJETOS E PROGRAMAS EM PROL DA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA.



                                 LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, CULPADO OU INOCENTE?

Nascido no ano de 1945, no município de Caetés, cidade do interior de Pernambuco, Lula é o sétimo filho dos oito que o casal Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello tiveram.

Luís Inácio foi sindicalista, criou o Partido dos Trabalhadores, lutou pela classe Trabalhadora, mesmo tendo pouca instrução se mostrou um grande articulador sindical, enfrentando a elite burguesa e o empresariado em uma época que o Brasil ainda era regido por a Ditadura Militar.


Em 2002 Lula foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil. Após quatro anos foi reeleito. Após a posse, o Presidente Lula e sua equipe de governo deram início a uma série de transformações estruturais que encaminharam o País para encontrar-se com seu promissor destino.

Durante os oito anos como presidente do Brasil, Lula criou e intensificou projetos sociais, visando diminuir a pobreza e a desigualdade do país. Entre os programas de mais destaque têm-se Minha casa, minha vida (moradia), Luz para todos (infraestrutura), FIES e Prouni (educação), Bolsa Família (distribuição de renda) etc.


Na presidência, a gestão de LULA  tem seguido a política de bem estar social de muitos brasileiros que não tinham perspectiva nenhuma de vida,  conseguindo com isso colocar o país no rumo do desenvolvimento econômico. LULA  também tem surpreendido os observadores da cena política por conseguir manter altos índices de aprovação e popularidade, descolando-se das denúncias de corrupção que atingiram seus auxiliares mais próximos ainda no primeiro mandato.

Apesar da reduzida instrução formal, ele foi distinguido com vários títulos de doutor “Honoris Causa” por renomadas universidades norte-americanas e européias.

A POLÍTICA QUE BENEFICIOU A CLASSE MENOS FAVORECIDA, OS DIREITOS SOCIAIS PRIORIDADE DO ENTÃO PRESIDENTE.

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.

Apresentado em março de 2009, o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA é um conjunto de soluções para os principais problemas apontados pelos estudos da POLÍTICA NACIONAL HABITAÇÃO  e da FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Ele busca atingir principalmente os aspectos econômicos dos financiamentos habitacionais por meio da concessão de subsídios dados às famílias das classes sociais mais pobres, permitindo reduzir o grande déficit habitacional existente na faixa de renda mensal que vai até seis salários mínimos.

O PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO URBANA  é destinado às famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, sendo que aquelas com renda de até seis salários mínimos têm direito aos subsídios habitacionais do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA , cujo objetivo é complementar a capacidade financeira do proponente para o pagamento do imóvel ou assegurar o equilíbrio econômico-financeiro das instituições financeiras e agentes financeiros do SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO. As famílias que recebem entre seis e dez salários mínimos têm direito a condições especiais de financiamento imobiliário com os recursos do FGTS. 


PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

O Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O Programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.
O Prouni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.
O Programa Universidade para Todos, somado ao Fies, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao 

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens à educação superior.

 PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


Em 2003, o Programa Bolsa Família (PBF) dava seus primeiros passos, tendo à frente um amplo conjunto de desafios. Seus objetivos eram contribuir para a inclusão social das famílias premidas pela miséria, com alívio imediato de sua situação, e estimular avanços em sua educação e saúde para interromper o ciclo intergeracional de reprodução da pobreza. Era preciso unificar os programas setoriais de transferência de renda existentes, consolidar o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), criar uma estratégia federativa para sua gestão, acompanhar as condicionalidades e garantir oferta e acesso aos serviços. Passados dez anos, os objetivos foram plenamente alcançados e, na maioria dos casos, superados. O PBF se afirma como experiência bem-sucedida por ter ampla cobertura, ótima focalização e relevantes impactos nas condições de vida da população.

O Programa Bolsa Família (PBF) foi responsável por duas evoluções importantes para o sistema brasileiro de proteção social: unificou diversos programas similares já existentes, mas que operavam separadamente, eliminando lacunas, sobreposições e ineficiências; e conferiu uma nova dimensão ao sistema, ao passar a atender também à população pobre em idade ativa, alcançando grupos que contavam com baixíssima cobertura da proteção social, especialmente as crianças. Antes do PBF, o sistema era caracterizado por benefícios contributivos (previdência social) e não contributivos (Benefício de Prestação Continuada – BPC) para pessoas que perderam a capacidade produtiva

No entanto, a consolidação do programa dependeu, sobretudo, da construção do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), viabilizada pela força e pela articulação federativa em torno do Bolsa Família, seu principal programa usuário. O Cadastro Único conta hoje com o registro de 23 milhões de famílias de baixa renda. Entre elas, 13,8 milhões são beneficiárias do PBF. O Bolsa Família é tão eficaz para alcançar os mais pobres quanto outros bons programas internacionais do mesmo gênero (Barros et al., 2010). A adoção da renda declarada como critério de entrada e permanência no PBF simplificou a comunicação com beneficiários, deu transparência à concessão de benefícios e facilitou o controle. Os mecanismos de focalização são as estimativas da quantidade de famílias pobres em cada município (que são parâmetros para a definição do número de beneficiários por cidade) e as ações periódicas de checagem dos dados informados por seus beneficiários, a partir do cruzamento com outros registros administrativos do governo federal.

A CONDENAÇÃO, UM JOGO DE INTERESSES E DE PODER? O QUE REALMENTE ESTÁ POR TRÁS NO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO?

A Condenação

Em 12 de julho de 2017, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou Lula pelo recebimento de vantagem indevida da construtora OAS e pela ocultação da titularidade do imóvel. A pena aplicada foi de nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Na sentença, Moro argumentou que, por ocupar cargo de presidente da República na época dos fatos, a "culpabilidade é elevada". Na mesma decisão, Moro absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial alegando "falta de prova suficiente da materialidade".

Em um dos trechos da sentença, Moro cita reportagem publicada em 2010 que já afirmava que o apartamento pertencia ao casal, cuja entrega estava atrasada. Segundo o juiz, a reportagem comprova que a posse do imóvel já era atestada anos antes de haver "qualquer investigação" ou "sequer intenção" de se mover um processo contra Lula.
O juiz federal também determinou bloqueio de R$ 16 milhões em bens do ex-presidente para reparar os danos à Petrobras - como imóveis, carros, R$ 606,7 mil em contas bancárias e mais de R$ 9 milhões em planos de previdência.
Em dezembro passado, cerca de R$ 64 mil foram desbloqueados por Moro por serem destinados à aposentadoria.

A defesa de Lula argumentou que ele "nunca teve" a propriedade do imóvel e era visto como um "potencial cliente", tendo as despesas da reforma sido incluídas nos custos do empreendimento. Embora o apartamento tivesse sido oferecido novamente a ele em 2014, após as melhorias, os advogados sustentam que não houve interesse na aquisição e,"portanto, não houve a compra".

O ex-presidente, ainda de acordo com a defesa, não tinha "domínio" sobre os fatos delitivos que ocorreram na Petrobras e o financiamento da OAS na armazenagem dos bens ocorreu de forma lícita.
“A sentença é meramente especulativa, ela despreza as provas da inocência e dá valor a um depoimento prestado pelo senhor Léo Pinheiro [dono da OAS] na condição de delator informal, sem o compromisso de dizer a verdade e com manifesta intenção de destravar um acordo de colaboração premiada”, disse o advogado Cristiano Zanin Martins. Para defesa, Moro agiu de maneira parcial e a OAS é real dona do triplex.

Com a condenação, a defesa apelou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, segunda instância da Justiça, para reverter a decisão de Moro, juiz de primeira instância.
O Ministério Público também apresentou apelação ao TRF4 para pedir o aumento da pena e do valor de reparação, alegando que Lula deveria ter respondido separadamente a cada acusação de corrupção.

04 DE ABRIL 2018, A DECISÃO MAIS ESPERADA E POLÊMICA. O PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL A SER CONDENADO E PRESO.QUAL SERÁ A SENTENÇA FINAL?

Os últimos meses desde a condenação do ex Presidente Lula, a nação acompanha todas as notícias a respeito do final dessa história que deixa uma nação dividida entre um Presidente mal caráter, ladrão corrupto, e a outra metade diz que esse presidente foi um herói, tirou o Brasil da linha de pobreza, elevou a situação do Brasil a um nível de crescimento social e econômico que nenhum outro presidente havia feito desde então. 

E hoje 04 de Abril o Brasil será palco de uma das condenações ou absolvição mais esperadas de todos os tempos, de  acordo com o Jornal Estado de São Paulo o Brasil vive Sob intensa pressão nos últimos dias, o plenário do Supremo Tribunal Federal pautou para esta quarta-feira, dia 4 de abril, a análise do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais do que definir o destino do líder petista, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro a 12 anos e 1 mês de prisão, o julgamento vem sendo tratado como fator determinante para o futuro das investigações de combate aos chamados crimes de colarinho-branco por ter potencial de rever a jurisprudência da Corte que permite a prisão após condenação em segunda instância.

NOTA DA AUTORA

Estamos vivendo momentos difíceis no atual contexto político Brasileiro, onde a corrupção nos últimos anos tem sido assunto nos principais telejornais do País. A atual situação política do Brasil é preocupante e instável. 

O Brasil desde 2013 mais ou menos vive uma crise política, crise econômica e por que não dizer uma crise de valores. Temos no poder como gestor Federal um Presidente ilegítimo que desde que assumiu a presidência mudou inconstitucionalmente as leis que regem os direitos trabalhistas que foram conseguidos com muitas lutas, o mesmo quis mas não não conseguiu ter exito na Reforma da Previdência Social e sem falar nas inúmeras denuncias envolvendo o então presidente que são arquivadas compradas e esquecidas por um povo que por bem menos querem condenar um homem que mesmo que tenha errado não merece ser considerado o pior ser humano.

Como citado na matéria aqui apresentada o governo do ex presidente LULA matou a fome, de milhares de brasileiros, proporcionou o acesso a casa própria de milhares de famílias, promoveu a educação superior a quem nem imaginava chegar a ter uma profissão, como eu por exemplo, que nem em meus mais íntimos sonhos pensaria em ser uma profissional em que pudesse proporcionar as pessoas o seu acesso a direitos. Direitos esses que Lula soube valorizar e cumprir de uma certa forma o que diz a Constituição Federal, que Todos tem direito a moradia a educação e bem estar social.

E hoje ele é o mártir que está sendo julgado por algo que supostamente seria um crime, mas que crime é esse?  Diante de todo esse cenário me pergunto por quê TEMER não foi julgado? Como anda o processo do então Senador Aécio Neves? acusado de receber propina e muitas outras acusações. Sabe-se que existe muito mais mistérios nessa história do  que nós pobres mortais imaginamos. Seria o ex Presidente Lula uma ameaça para esses políticos que vêm fazendo do poder público um verdadeiro palco de jogos de interesses e políticos, onde as articulações políticas são feita de forma sorrateira e vergonhosa?

Aguardemos os acontecimentos futuros que podem mudar para melhor ou pior a história política do Brasil.

FONTE:


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