Uma Menina Mulher Que Não Ver Obstáculos Para Ser Feliz.
Sâmya Lima Martins, Natural de Nova Russas filha de Espedito Celio Soares Martins e Maria Antonia Souza Lima, tem uma irmã por nome Thaiany Souza Limka, sua mãe é uma renomada enfermeira do municipio que se dedica a filha de forma incondicional, mas ela sabe não ser necessário tanta preocupação com essa menina mulher pois, Sâmia é livre e indepedente para ser feliz do jeito que ela escolher.
A jovem personagem dessa história nasceu no dia 16 de agosto de 2001, ela nasceu com uma síndrome artrogripose múltiplas congênita, refere-se a uma variedade de condições que envolvem limitação congênita dos movimentos das articulações.
Logo após o seu nascimento ela passou por vários processos de reabilitação assim como processos cirúrgicos, e desde então faz uso de órteses. Quem a ver passar andando com suas moletas não tem ideia do que essa jovem faz para ser independente, e claro isso pra ela é super natural, a dificuldade que imagina-se que ela tem para se locomover faz parte de seu cotidiano desde que nasceu, e para ela não existe obstáculo para realizar qualquer atividade pois, ela malha, estuda vai para a balada, praia e mora sozinha em outra cidade longe dos cuidados e proteção de sua mãe, vive como toda jovem da sua idade, não existe limites para suas limitações.
Quase vinte anos que completará em agosto de 2021, ou seja, 19 aninhos, o que normalmente se falaria de alguém nessa idade? Que é muito nova, não sabe nada da vida, ainda tem muito que aprender. Não...definitivamente essa regra não se aplica a Sâmya Lima Martins uma jovem especial, não por sua condição de pessoa com deficiência, mas especial por sua força, coragem, onde desde sempre teve que lidar com as dificuldades que sua condição a impôs.
Mas não pensem que isso a desanima ou a entristece exemplo disso é sua auto estima, alto astral e uma áurea positiva que encanta quem a conhece, quando a veem muitos podem pensar o quanto ela deve ser frágil e dependente, mero engano, claro que ela tem suas limitações mas é uma jovem super independente e dona de si, cheia de personalide e atitude.
Sua força, determinação e coragem são características que a fizeram optar por estudar direito e hoje ela está no terceiro período, cursando na Universidade Vale do Amaral em Sobral, uma futura advogada que tem que cobrar no seu dia a dia direitos que lhe permitam acessibilidade, respeito e dignidade.
Nota da Autora.
Essa série de homenagens que serão posta ao longo desse mês de março é um projeto que me dá prazer, principalmente quando trago histórias que emocionam que fazem meus olhos marejar por ter a respobsabilidade de falar de mulheres tão especiais.
Falar de Sâmya foi uma fonte de inspiracao de levar adiante esse projeto, apesar de conhece-la pouco, os momentos que tive com ela me fizeram ver uma jovem que tem uma positividade impressionante, uma menina mulher que é exemplo para levantar outras mulheres.
Sol Rocha.