FONTE: GOOGLE IMAGENS
SETEMBRO AMARELO MÊS DE MOBILIZAÇÃO PARA COMBATE AO SUICÍDIO
Setembro
foi o mês escolhido pela Organização Mundial da Saúde para falar sobre
prevenção do suicídio e valorização da vida. Em 2014, a Campanha Setembro
Amarelo foi trazida para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria –
ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, Associação Médica
Brasileira – AMB, Federação Nacional dos Médicos – FENAM, bem como entidades
médicas regionais e federadas da ABP.
A presença do Setembro Amarelo nas redes
sociais da ABP atingiu mais de 8 milhões de pessoas apenas nos seus primeiros
15 dias. O impacto foi ainda maior quando é levada em consideração a
participação das pessoas nas caminhadas realizadas em diversas cidades, com a
coordenação das nossas federadas.
DADOS TRISTE DE UM MAL QUE PODE SER EVITADO
De Acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a questão do suicídio é um problema de saúde pública, pois ele é o responsável por 1 morte a cada 40 segundos no mundo e atinge mais de 800 mil pessoas por ano. Para cada suicídio, há um número maior de pessoas que fazem tentativas a cada ano. Ainda segundo a OMS essa é também a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
No mundo, ocorrem cerca de um milhão de suicídios por ano, maior do que o número de mortes em guerras. "Mais de 90% deles seriam evitáveis. É um problema de saúde pública que pode ser evitado com os devidos cuidados relativos aquela emergência. Se tem alguém do lado percebendo as mudanças de comportamento e começa a conversar, aquele processo que é o suicídio pode ser evitado", Robert Gullert, presidente do CVV (Centro de Valorização da Vida).
Outro dado preocupante é o crescimento de casos de suicídio que acontecem nas corporações de policiamento no Brasil, no Distrito Federal dentro das corporações da policia federal foram registrados entre os anos de 1999 a 2015 , 42 casos de suicídios. Nos últimos cinco anos do
levantamento, foram 20 casos, o dobro do período de cinco anos anterior. O
último ano em que não ocorreu nenhum suicídio de policial federal foi em 2004.
Em matéria ao site do R7, o psiquiatra Roberto Tonanni de Campos de Mello, da superintendência da policia Federal de São Paulo afirma que ; "São
números que estão subestimados. Os casos de suicídios podem ser ainda maior.
Por exemplo, há casos em que o agente 'busca a bala' durante uma operação. Na
estatística, aparece como morte em ação, mas existiu ali o impulso
suicida. Infelizmente o Brasil ocupa o triste oitavo lugar no mundo em números absolutos de mortes por suicídio.
PROBLEMAS EMOCIONAIS, MUITAS VEZES SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DO SUICIDO
O suicídio é um problema mundial que não escolhe cultura, classe social, gênero ou idade. É uma das questões universais do ser humano que mata pelo menos uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo e um brasileiro a cada 45 minutos.
De acordo com o presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV) , Robert Paris, É necessário que se rompa o silêncio em torno da temática que é o suicídio, conversar sobre o assunto, aceitar o fato de que sabemos muito pouco a respeito, de que todos estamos suscetíveis e que existe prevenção. Estimular as faculdades de saúde a tratarem do tema em sala de aula, implantar programas confiáveis de desenvolvimento de habilidades sócioemocionais desde a infância, incluindo capacitar os professores a prestarem atenção aos sinais de seus alunos e oferecerem ajuda.
“As doenças emocionais devem ser tratadas com o mesmo rigor que as doenças físicas”. Esse é o principal conselho de Robert Paris, presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua há mais de 55 anos na prevenção do suicídio. Em termos mundiais, autoextermínio é a segunda causa de morte entre os jovens, só ultrapassado por acidentes de trânsito. No Brasil, acontecem 12 mil suicídios por ano – número ainda subestimado, de acordo com Paris. Sim, é chocante. Mas o principal é que a maioria dessas mortes poderia ser evitada.
É importante que o tema seja abordado ao longo do ano e não especificamente no mês referente a campanha que é o mês de setembro.
O BLOG SOL ROCHA ADERINDO A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
A Vida é um dom supremo que DEUS, nos deu, ela é tão preciosa que existe muitos meios e leis que a protegem. Existe também inúmeras maneiras de lutar por ela, por exemplo quando se sofre uma enfermidade grave recorre-se aos meios de saúde e da ciência para sarar-se, quando se está em processo de envelhecimento procura-se viver da melhor maneira possível para ter uma vida saudável. Quando qual quer pessoa que perde sua vida, seja criança adulto ou idoso, fica uma dor muito grande para familiares e amigos que muitas vezes não entendem por que a vida daquela pessoa se acabou, mesmo sabendo que a morte é um momento inevitável para qualquer pessoa, é difícil aceitar esse momento.
Então se a VIDA é tão importante por quê desfazer-se dela? Por quê acabar com algo tão precioso? Por isso não deixemos que essa joia preciosa seja arrancada por nós mesmo. não deixemos que se corte esse o laço que nos liga a esse mundo por que ainda há muito o que se fazer nesse planeta.
TEXTO: SOL ROCHA
NÃO AO SUICÍDIO, SIM A VIDA (POEMA)
QUER CONVERSAR POSSO TE ESCUTAR,
PRECISAS CHORAR, DEIXA A LÁGRIMA ROLAR,
MAS SOZINHO (A) NÃO PODES FICAR.
QUERES UM ABRAÇO GANHAR NÃO DEIXES A TRISTEZA FICAR.
SE O CORAÇÃO CHEGAR A DOER O MELHOR É ESQUECER,
SE A VIDA DIFÍCIL ESTAR NÃO QUEIRA ELA APAGAR.
O SOPRO DA VIDA DEUS NOS DÁ E SÓ ELE PODE ELA TIRAR.
(SOL ROCHA)